Avaliações in loco do MEC reafirmam excelência da graduação da UFC

Data de publicação: 12 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará encerrou o ano com três cursos de graduação reconhecidos com conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC): Sistemas e Mídias Digitais – Noturno, Ciência da Computação (Russas) e Engenharia de Computação (Quixadá). Os outros dois cursos avaliados – Engenharia de Minas (Crateús) e Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba – obtiveram o conceito 4, também considerado de excelência.

Alunos do curso de Ciência da Computação de Russas posam em frente a bloco didático do campus

Os cursos de Ciência da Computação de Russas (foto), Engenharia de Computação de Quixadá e Sistemas e Mídias Digitais – Noturno alcançaram o conceito máximo na avaliação do MEC (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, a avaliação externa in loco do MEC contempla três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. A visita faz parte também do processo de reconhecimento do curso e é necessária quando um curso está próximo de formar sua turma inicial, permitindo que os primeiros concludentes recebam seus diplomas.

O bom desempenho da UFC nas avaliações é recorrente. De 2019 a 2022, do total de 24 visitas, onze cursos obtiveram conceito 5 e treze ficaram com conceito 4. “A Instituição não só deu continuidade, como também aperfeiçoou e inovou as ações na área acadêmica para garantir a excelência no ensino da graduação. Isto explica a constância das boas notas dos cursos de graduação da UFC nas avaliações do MEC”, comenta a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

Não apenas cursos tradicionais têm se destacado, como também aqueles mais recentemente criados. Ela destaca que “os campi do interior têm realizado um trabalho extraordinário de acompanhamento dos estudantes e vêm se consolidando por meio de ações que integram a parte didático-pedagógica, a de infraestrutura e de corpo docente, contando com todo o apoio da Administração Superior, o que refletiu no ótimo desempenho dos seus cursos avaliados pelo MEC em 2022”.

Imagem: print de tela de celular com reunião online

A COPAV foi responsável pelas orientações e adaptações necessárias para a recepção das visitas em formato remoto (Imagem: Reprodução)

Em processos avaliativos institucionais, a PROGRAD tem papel fundamental de prover todo o suporte necessário aos cursos de graduação para o recebimento dos avaliadores do MEC, quer presencial ou virtualmente. Todas as atividades, que vão desde os preparativos e assessoramento das providências documentais e estruturais até o acompanhamento dos resultados para a devida compreensão e utilização destes para as melhorias do curso, são realizadas pela PROGRAD.

Por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), a PROGRAD realiza atendimento e assessoramento contínuo às coordenações de curso acerca dos processos de regularidade dos cursos de graduação da UFC. Com a regulamentação da avaliação externa virtual in loco, o setor foi responsável pelas orientações e adaptações necessárias para a recepção das visitas em formato remoto.

Coordenadora da COPAV, Profª Andréa Soares destaca a importância do trabalho dos coordenadores dos cursos de graduação, que, além do atendimento aos alunos em suas mais variadas necessidades, precisam acompanhar as questões relacionadas às avaliações externas e de natureza regulatória: “Nesse sentido, o coordenador de curso assume grande responsabilidade no processo de avaliação dos cursos, pois é um interlocutor direto entre as prescrições avaliativas e regulatórias e o corpo social do curso”.

AVALIAÇÃO – O propósito da avaliação externa in loco é garantir a qualidade do ensino, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para informar à sociedade sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. O processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.

Profª Andréa Soares explica que a avaliação externa in loco se articula aos indicadores de qualidade do ensino superior, como o Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (ENADE). “A divulgação e sensibilização sistemática dessas informações é de fundamental importância para que os atores envolvidos possam apropriar-se dos resultados das avaliações externas, as utilizem para fins de melhorias e/ou aperfeiçoamento no curso e construam uma cultura de avaliação”.

Arte: tabela com nomes dos cursos e suas notas na avaliação do MEC

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br