Bolsas do PRP – Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica (PRP), gerido na UFC pela Pró-Reitoria de Graduação, é uma iniciativa do Ministério da Educação, integrante da Política Nacional de Formação de Professores. O PRP, conduzido em parceria com as redes públicas de educação básica, possibilita a inserção de estudantes de cursos de licenciatura no ambiente escolar.

As atividades de residência pedagógica são desenvolvidas em uma escola pública de educação básica, denominada escola-campo. Os alunos devem cumprir 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de, no mínimo, uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades, totalizando, assim, 440 horas de atividades. O aluno será orientado por um docente da IES de origem, e acompanhado, na escola-campo, por um docente da educação básica, denominado preceptor.

De acordo com Edital nº 06/2018 da Capes, são requisitos mínimos para o recebimento da bolsa de residente:

• estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES na área do subprojeto;
  • ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
  • ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;
  • declarar ter condições de dedicar 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;
  • firmar termo de compromisso.

O estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado, poderá ser bolsista do programa de residência pedagógica, desde que não possua relação de trabalho com a IES participante ou com a escola onde desenvolverá as atividades de residência.

Os discentes que efetuarem trancamento de matrícula, concluírem ou se desligarem do curso de licenciatura por qualquer motivo terão suas bolsas canceladas, mesmo que tenham concluído a carga horária da residência pedagógica.

Setor responsável:
Coordenação Institucional do PRP na UFC: Prof. Pedro Rogério