Bolsistas e tutor do PET Pedagogia publicam artigo em revista com Qualis A4

Data de publicação: 20 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

O ano foi desafiador e exigiu muitas adaptações, mas termina com uma boa notícia para o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia. O artigo As contribuições do PET na formação de docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, de autoria das estudantes Natália Lima Gonçalves e Catarina Moreira Calista, com o Prof. José Gerardo Vasconcelos, acaba de ser publicado em uma revista classificada como Qualis A.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Os periódicos são avaliados e enquadrados em indicativos que vão de A1 (estrato mais elevado) a C (menos elevado). Quando um artigo é publicado em um periódico bem avaliado, isso significa que tem visibilidade, impacto na área de pesquisa e que está indexado nos principais buscadores, como o Google Acadêmico.

O artigo pode ser lido na edição de dezembro da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI), com Qualis Capes A4 (unificado). Trata-se de um periódico quadrimestral, revisado por pares, publicação do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação, da Faculdade de Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Além de estar publicado em uma revista bem avaliada e contar com alunos ainda na graduação como autores, o artigo é especial também por abordar a história do próprio PET, que em mais de 30 anos já participou da formação de inúmeros profissionais de educação.

A pesquisa trata da história da formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará a partir das narrativas de três docentes, sendo que uma delas é a coordenadora do curso noturno. “A importância do PET foi e continua sendo extraordinária. Ao mesmo tempo que deu visibilidade ao nosso curso de graduação, articulamos também com a pós-graduação e colocamos nossos alunos no centro do debate acadêmico”, diz o Prof. José Gerardo Vasconcelos, atual tutor do PET Pedagogia e um dos autores do artigo.

O PET Pedagogia é composto atualmente por 12 bolsistas, coordenados por um tutor. O grupo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O docente destaca ainda a produção do grupo PET em mais um ano marcado por atividades remotas, o que inclui as apresentações nos Encontros Universitários e os Encontros Cearense e Nacional dos PETs, respectivamente ENCEPET e ENAPET. “Participamos também na coordenação de uma mesa no Seminário Nacional de Ensino Médio no Rio Grande do Norte. Essa roda de conversa resultará em um livro que o nosso PET ainda aguarda a publicação”, acrescenta.

O Prof. Gerardo Vasconcelos foi selecionado como tutor do PET Pedagogia em março de 2020 e pôde realizar apenas duas reuniões com o grupo antes da suspensão das atividades presenciais na Universidade em razão da pandemia de covid-19. Adaptações foram necessárias e dificuldades superadas. “O grupo se recompôs e hoje podemos afirmar com toda certeza que vencemos o desafio de forma satisfatória”.

O PET Pedagogia é composto atualmente por 12 bolsistas, coordenados por um tutor, selecionado através de edital da Pró-Reitoria de Graduação. O grupo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão planejadas no ano anterior com os alunos da graduação e/ou comunidade acadêmica.

Fonte: Prof. Gerardo Vasconcelos, da Faculdade de Educação da UFC – e-mail: gerardovasconcelos@ufc.br