CASa divulga programação de atividades para outubro

Data de publicação: 30 de setembro de 2014. Categoria: Notícias

A CASa preparou uma agenda repleta de atividades para o mês de outubro, que se inicia com a realização de palestra e apresentações culturais. Confira!

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) iniciará as atividades previstas para o mês de outubro nesta quarta-feira (1), com o Seminário Teses e Dissertações do ICA. Nesta edição, a Profa. Cynthia Tavares, do curso de Design de Moda conversará sobre sua tese “Do estilismo ao design: os currículos do bacharelado em Moda da Universidade Federal do Ceará”, defendida na Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Será na sala 108 do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a partir de 16h.

Já nesta quinta-feira (2), o Espaço temático apresentará a palestra “Barragem de Contenção de Cheias do Rio Maranguapinho: Estudos Hidráulicos e Hidrológicos (Relato de projeto de extensão de parceria da UFC e Governo do Estado do Ceará)”, com o professor Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro, vice-diretor do Centro de Tecnologia da UFC. O evento será às 9h, na Sala de Seminários da Prograd (Campus do Pici).

A CASa de Artes oferecerá duas atividades em outubro. A primeira ocorrerá no próximo dia 7 (terça-feira), com a apresentação do Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sob regência do Prof. Gerardo Viana, da licenciatura em Música da UFC. Será no Palco Principal do Theatro José de Alencar, com início às 19h30.

No dia seguinte (8 de outubro), às 9h, na sala E do Bloco Didático da Faculdade da Medicina (Campus do Porangabuçu), a CASa de Artes convida para a apresentação do projeto de qualificação de mestrado acadêmico “Verso e Avesso da Sombra: Pensartecorpo na experiência de Bioetica-Aionetica”, de André Feitosa de Sousa. O trabalho foi desenvolvido com orientação do Prof. Francisco Ursino da Silva Neto, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFC.

Trata-se de uma experimentação na linguagem do Butoh (estética desenvolvida no pós-guerra japonês) que dialoga com o pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, em seus conceitos de “sombra”, “potência do não” e “arké”. Por isso, está dividida em duas partes: uma apresentação artística de Butoh e a apresentação conceitual e diálogo com banca de qualificação. Para esta atividade, as inscrições são feitas previamente exclusivamente pelo e-mail andre_feitosa@msn.com. Interessados devem enviar nome completo e faculdade ou departamento ao qual está vinculado.

No dia 16 (quinta-feira), às 16h, no Auditório da Prograd, ocorrerá o lançamento do livro “Scherzi e Offerte Musicali”, uma coletânea de peças para piano e arranjos para obras de outros autores elaboradas pelo autor do livro, Prof. Francisco de Assis Aquino Gondim, docente do curso de Medicina da UFC. O livro será apresentado pelo cineasta Rosemberg Cariry e pela Profa. Margarida Selma Castelo, ex-docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Dentro da programação dos Encontros Universitários 2014, a CASa da Afrocultura realizará mesa redonda no dia 23 de outubro (quinta-feira), às 10h, em local a ser definido, com o tema “Africanidade e afrodescendência: a importância do tema nas diversas áreas do conhecimento e os desdobramentos da  Lei 10.639/2003”. A mesa contará com a presença do Prof. Henrique Antunes Cunha Junior, professor titular da UFC e pesquisador dos temas africanidades, afrodescendência, espaço urbano, relações étnicas e história e cultura africana e afrodescendente.

Já a edição do mês de outubro da CASa de Religião, com o tema “Caminhos religiosos do autoconhecimento”, acontecerá no dia 28 (terça-feira), às 14h, na Sala de Seminários da Prograd. O terceiro encontro abordará “a integração pessoal na União do Vegetal”.

OUTRAS ATIVIDADES – Haverá outras atividades da CASa no mês de outubro, todas na Sala de Seminários da Prograd. No dia 20 (segunda-feira), às 9h, será promovida mais uma edição do Encontro de Docência com o Prof. Fernando Lincoln Mattos, do Instituto UFC Virtual. Haverá também mais uma edição do Espaço Temático no dia 29 de outubro (quarta-feira), às 14h30min com a palestra “Teoria do Conhecimento e Atividade Docente”, do Prof. Hugo Segundo, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFC.

Para conferir a programação completa em detalhes e se inscrever nas atividades, basta acessar o site da CASa: www.casa.ufc.br.

Fonte: Divisão de Formação Docente (CASa) – fone: 85 3366 9218