CASa retorna às atividades após recesso letivo

Data de publicação: 31 de março de 2016. Categoria: Notícias

Após o recesso letivo, a Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), reinicia suas atividades.

Na segunda-feira (4), foi realizado o Espaço Temático “A problemática da inclusão de autistas no mercado de trabalho”, com o Prof. Cláudio Bezerra Leopoldino, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC (FEAAC). O encontro aconteceu na sala de seminários da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A CASa de Ciência, no dia 14 de abril, terá como convidada a Profª Maria Lúcia Bosi, da Faculdade de Medicina da UFC. Em sua palestra, ela falará sobre “Comportamento alimentar: corpo e consumo”. A atividade será na sala de seminários da Prograd, a partir de 14h30min.

“Educação impossível” é o tema da CASa de Filosofia do dia 15 de abril, com a Profª Maria Aparecida de Paiva Montenegro, do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA). “A partir da célebre alusão de Freud às três atividades impossíveis – educar, governar e analisar – pretendo abordar o desafio de manter um projeto de formação humana lançado pela filosofia, apesar da aceitação, sobretudo por parte de eminentes filósofos da Antiguidade, do conflito como condição intrínseca à Natureza e ao ser humano”, explica a palestrante. A atividade será realizada, às 10h, na sala de seminários da Prograd.

Também na sala de seminários da Prograd, a CASa promove o seminário pedagógico “Atendimento educacional e a equiparação de oportunidades de aprendizagem” no dia 18 de abril, às 9h. A atividade será conduzida pelo Prof. Paulo Augusto Costa Chereguini, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC (Iefes).

Em mais uma parceria da CASa de Artes com o Theatro José de Alencar, haverá apresentação de violino e violoncelo com o Duo Glière de Cordas da UFC, no feriado de 21 de abril, às 18h30min, no foyer do teatro.

Mais um seminário pedagógico será realizado, no dia 27 de abril, às 14h30min, na sala de seminários da Prograd. “Culturas Juvenis e Juventude na ótica dos professores atuais e futuros: um enfoque para as Licenciaturas” é o tema que será abordado pelo Prof. Irapuan Peixoto, do Departamento de Ciências Sociais da UFC.

Encerrando a programação do mês, o Prof. Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro, da Faculdade de Medicina da UFC, conduzirá o espaço temático “Experiência docente no internato em saúde comunitária”. A atividade será no dia 28 de abril, às 9h, na sala de seminários da Prograd.

A agenda da CASa está em construção, e outras atividades devem ser incluídas ao longo do mês de abril. Para se manter informado, conferir a programação completa em detalhes e se inscrever nas atividades, basta acessar o site da CASa.

Confira os cursos de formação com inscrições abertas

Fonte: Divisão de Formação Docente (CASa) – fone: 85 3366 9218