CEPE aprova calendário e semestre letivo 2019.1 terá início em 18 de fevereiro

Data de publicação: 29 de novembro de 2018. Categoria: Notícias

Calendários acadêmicos serão unificados para a graduação presencial, ensino a distância, pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou, no dia 26 de novembro, o calendário universitário de 2019. A relatoria da matéria ficou a cargo do pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques, que destacou a quantidade de eventos para o próximo ano, como a colação de grau do semestre de 2018.2 das primeiras turmas do Campus da UFC em Crateús, marcada para 25 de janeiro, e os 50 anos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em junho.

Outro destaque é a unificação dos calendários acadêmicos no segundo semestre para cursos de graduação presencial, de ensino a distância (EAD), pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira.

Pelo documento, o primeiro semestre de 2019 começará no dia 18 de fevereiro e completará os 100 dias letivos no dia 26 de junho para Casas de Cultura Estrangeira e em 27 de junho para cursos de graduação presencial e pós-graduação. No caso de cursos de EAD, as aulas irão do dia 12 de fevereiro ao dia 24 de junho. Já o período letivo de 2019.2 começará em 5 de agosto, simultaneamente, para graduação presencial e a distância, cursos de pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira. As aulas irão até o dia 6 de dezembro para todos os cursos.

O pró-reitor de Graduação chamou a atenção ainda para mudança no período de trancamento total de curso. De acordo com ele, os alunos que tenham qualquer impedimento para realizar o semestre 2019.1 precisam fazer o trancamento total no momento da matrícula curricular da primeira fase, no período de 21 a 23 de janeiro.

“O aluno que tem exercício de emprego que o impede de frequentar aula naqueles horários ou que tem alguma enfermidade igualmente impeditiva deve ir [trancar o curso] no momento da primeira fase da matrícula para evitar que ele consiga pegar a vaga de um aluno que está precisando dela”, explicou o pró-reitor.

Na ocasião, o pró-reitor de Graduação também destacou as datas dos próximos Encontros Universitários da UFC. Em Fortaleza, o evento ocorrerá de 23 a 26 de outubro. Em seguida, o Campus de Sobral promoverá os Encontros Universitários nos dias 30 e 31 de outubro. No mês seguinte, o evento ocorrerá, de 4 a 9, em Crateús, de 6 a 8, em Russas e, de 20 a 22, em Quixadá.

O calendário universitário de 2019 contempla todos os feriados religiosos e cívicos nacionais, assim como os feriados estaduais e municipais de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Também integram o calendário eventos como congressos e semanas de cursos e unidades acadêmicas da UFC.

O calendário completo está divulgado no Portal da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331