Chat no SIGAA facilitará comunicação entre estudantes e coordenações

Data de publicação: 13 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

O chat adota tecnologias seguras, recentes e reconhecidas de comunicação institucional em tempo real (Foto: Viktor Braga)

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as ferramentas para comunicação virtual se mostraram essenciais para atender a maior demanda por atividades remotas. Nesta conjuntura, um novo canal de contato entre estudantes de graduação e coordenações de curso entrará em funcionamento a partir desta terça-feira (13): um chat dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Como uma comunicação online, em tempo real e fácil de usar, o chat deverá aproximar coordenações e alunos. O coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Prof. Rafael Braz, diz que “a criação e disponibilização de uma ferramenta institucional de mensagens instantâneas em tempos de distanciamento social avança novas fronteiras de comunicação interna na UFC”.

O chat permitirá o gerenciamento automático de listas de contato. Além disso, as conversas ficarão registradas e os usuários serão periodicamente notificados por e-mail de mensagens pendentes de leitura.

A ferramenta adota tecnologias seguras, recentes e reconhecidas de comunicação institucional em tempo real. O XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), por exemplo, serviu de base para várias aplicações populares, como WhatsApp, Google Talk e Facebook Chat. Além disso, é reconhecido como o protocolo padrão para comunicação privada em jogos eletrônicos.

Recursos comuns em chats, definição de status, notificação de mensagens e envio de arquivos, serão garantidos por meio do Converse JS, cliente de chat baseado no protocolo XMPP. Já o Openfire, um dos servidores XMPP mais populares, escrito em Java e com código aberto, permite a adição de novos recursos, facilitando o constante aprimoramento da ferramenta.

O maior diferencial do chat, segundo Joel Cruz, analista de TI da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), é a integração com o SIGAA. “O desafio foi a customização de uma ferramenta nova para adaptá-la às nossas especificidades”, conta.

O chat foi elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), por meio das seguintes Divisões: de Sistemas de Informação (DSI), responsável pelo desenvolvimento do software; de Redes de Computadores (DRC), que disponibilizou e configurou a infraestrutura de servidores, e de Segurança da Informação (DSEI).

O chat poderá ser acessado no Portal do Discente, logo abaixo dos dados institucionais do estudante

Visão geral do chat para as coordenações de curso

Projeto-piloto – Um projeto-piloto foi iniciado, em agosto, em quatro cursos de graduação na capital e no interior, envolvendo um total de 1.141 usuários. O intuito foi monitorar e colher informações sobre a nova ferramenta. Após considerar as opiniões, principalmente, sobre usabilidade, estabilidade e desempenho, e fazer os devidos ajustes, o chat pôde ser disponibilizado a todos os cursos de graduação presencial e semipresencial da UFC.

Participante do projeto-piloto, o Prof. Pablo Mayckon, coordenador do curso de Ciência da Computação em Fortaleza, avalia que o chat integrado ao SIGAA foi uma novidade oportuna nesse novo período de atividades remotas. “Funcionalidades como informar quando a pessoa do outro lado está online e quando ela está digitando são características típicas de aplicativos de mensagens instantâneas e que tornam o chat mais conveniente que o e-mail para comunicações rápidas de forma síncrona”, comenta.

Prof. Rafael Braz reforça que a PROGRAD está em constante contato com a STI em busca de avanços e melhorias nesta ferramenta, desenvolvendo novas vias de contato, por exemplo, entre docente e discentes em uma turma. Além disso, recursos solicitados durante o projeto-piloto, como a pesquisa por mensagens, deverão ser implantados futuramente.

A STI disponibiliza um e-mail específico para receber elogios, críticas e sugestões:  feedback.chat@ufc.br. É importante que os usuários enviem informações a respeito de bugs ou problemas de usabilidade e opinem sobre oportunidades de melhoria.

Fontes: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD – e-mail: copic@prograd.ufc.br / Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC – e-mail: dsi@sti.ufc.br