Curso de Ciência de Dados, do Campus de Itapajé, recebe nota máxima do Ministério da Educação

Data de publicação: 6 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

O Curso de Ciência de Dados, do Campus Jardins de Anita da Universidade Federal do Ceará, localizado em Itapajé, recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O curso foi o segundo do campus a receber a visita dos avaliadores e a alcançar o conceito máximo em pouco mais de dois anos de existência da unidade.

Fotografia de estudantes e professores do curso de Ciência de Dados da UFC no Campus Itapajé

Atualmente, 45 estudantes estão cursando a graduação em Ciência de Dados, divididos em três turmas (Foto: Divulgação)

A avaliação foi realizada de 10 a 25 de outubro, em formato remoto, e se concentrou em aspectos como organização didático-pedagógica (disciplinas ofertadas, formação de alunos e apoio que a Universidade oferece aos discentes), corpo docente e infraestrutura.

A coordenadora do curso, Profª Elisângela Rodrigues, acredita que, apesar do pouco tempo de existência do curso e do campus, o êxito foi obtido devido a “excelente estrutura física, servidores técnico-administrativos compromissados, corpo docente qualificado e alunos empenhados em busca da melhor formação profissional na área de Ciência de Dados, os principais protagonistas dessa conquista”.

Atualmente, 45 estudantes estão cursando a graduação em Ciência de Dados, divididos em três turmas. Com duração de três anos, o curso é multidisciplinar e reúne assuntos das áreas de computação, estatística e matemática, visando fornecer conhecimento teórico e habilidades práticas para a resolução de problemas reais voltados para o mercado de trabalho e a sociedade como um todo.

Para o Prof. Márcio Veras, diretor do Campus Jardins de Anita, a felicidade da comunidade do campus é intensificada ao constatar que “a Universidade está abrindo suas portas em uma cidade do Interior do Estado, permitindo que os residentes do Vale do Curu, de onde vêm grande parte dos alunos, tenham acesso a uma educação de nível superior pública e de altíssimo nível. Segundo ele, a UFC “está levando para a sociedade do Vale do Curu um curso nota 5, ou seja, um curso de referência, situado no grupo dos melhores do Brasil. Então, a nossa satisfação e felicidade são plenas”.

Fonte: Profª Elisângela Rodrigues, coordenadora do Curso de Ciência de dados – e-mail: elisangela.rodrigues@ufc.br; Prof. Márcio Veras, diretor do campus da UFC em Itapajé – e-mail: citapajedirecao@ufc.br