Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC é avaliado com nota máxima pelo MEC; licenciatura em Dança também garante nota de excelência

Data de publicação: 10 de maio de 2023. Categoria: Notícias

Curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará obteve o conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Foi avaliada ainda a licenciatura em Dança, que recebeu nota 4, também considerada de excelência. As visitas aos cursos foram realizadas no mês de abril, ambas no formato remoto – como vem ocorrendo desde 2022, com a regulamentação da Portaria nº 265/2022.

Fotografia de parte do corpo docente do curso de Engenharia Metalúrgica em frente ao bloco do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

A boa avaliação do Curso de Engenharia Metalúrgica é atribuída, pelos docentes, ao trabalho conjunto na construção do novo programa pedagógico (Foto: divulgação)

A avaliação externa in loco do MEC é um dos pilares avaliativos constantes na lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com o objetivo de identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, contempla três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

O coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica, Prof. Marcelo Ferreira Motta, atribui a nota ao trabalho conjunto de vários agentes da comunidade acadêmica da UFC na construção do novo programa pedagógico do curso (PPC), recém-aprovado pelo Conselho da Câmara de Graduação/CEPE, e que foi o foco do processo avaliativo do MEC. “Vale ressaltar a percepção dos avaliadores quanto a integração, harmonia e sentimento mútuo de trabalho entre os atores do processo em suas mais diferentes formas e setores dentro da Instituição”, comenta.

Segundo ele, o resultado desse trabalho conjunto “é um projeto de ensino e aprendizagem atualizado e flexível, construído sob as Diretrizes Curriculares Nacionais. Ele tem por objetivo proporcionar ao futuro profissional de Engenharia Metalúrgica uma formação por competências que o habilite a absorver e desenvolver novas tecnologias, coordenar projetos, gerenciar empreendimentos e atuar na identificação e resolução de problemas para enfrentamento de questões políticas, socioeconômicas, ambientais e culturais de forma inovadora, com visão ética e humanística em atendimento às necessidades da sociedade”.

O curso, criado em 2006, tinha até então nota 3. “Declaramos que o curso, embora possua pontos a serem aprimorados, constitui-se de qualidade”, comemora o professor.

A coordenadora dos cursos de graduação em Dança, Profª Denise Vendrami Parra, também ressalta a integração efetiva entre discentes, docentes e técnicos, que contribuiu para a reforma do PPC do Curso de Dança. Outro ponto, segundo ela, que corroborou a nota de excelência do curso foi a produção dos docentes. “Os nossos professores superam em muito o índice apontado como referência para a nota máxima nesse aspecto, em termos quantitativos e qualitativos, com produção diversificada na área de produção científica, técnica e artística”, analisa.

Professores do curso de Dança em comemoração aos 10 anos de criação do curso (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Além da infraestrutura apontada como adequada para o curso, a coordenadora salienta a atenção dada aos conteúdos curriculares e às ações transversais como destaques para a boa avaliação pelo MEC. “O curso sempre esteve atento para realizar ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às questões urgentes, emergentes e transversais, como relações étnico-raciais, relações de direitos humanos, relações com meio ambiente, acessibilidade, e isso configurou uma ótima vista pelos avaliadores”, defende.

Instalado em 2011, o curso já possuía a nota 4, tendo agora a renovação do reconhecimento. Denise explica que o projeto pedagógico avaliado não foi ainda o que está em reformulação, o que, acredita, poderá garantir a nota máxima na próxima avaliação.

Em processos avaliativos institucionais, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFC tem um trabalho consolidado de assessoria técnica, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV). Assim que o reconhecimento ou renovação de reconhecimento é informado pelo MEC, é prestado suporte à coordenação de curso, desde as providências documentais e estruturais até o acompanhamento dos resultados, além da própria recepção aos avaliadores.

“Com a Engenharia Metalúrgica, por exemplo, trabalhamos em parceria desde 2019. A prática de gestão já observava o que estava previsto para a avaliação, de modo a engajar todo o curso – alunos, professores e servidores técnico-administrativos – e não apenas o coordenador”, comenta Marcizo Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da COPAV.

Fontes: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br; Coordenação do Curso de Engenharia Metalúrgica – fone: (85) 3366 9069; Coordenação dos Cursos de Dança – fone: (85) 3366 7901