Disponibilizadas relações de alunos agraciados com distinção acadêmica em 2020

Data de publicação: 2 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

As distinções são concedidas a estudantes que se formaram com alto rendimento acadêmico (Foto: Ribamar Neto/UFC. em 16/04/2019, antes da pandemia de covid-19)

A Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza em seu site as relações de alunos agraciados com distinções acadêmicas no ciclo de colação de grau do ano letivo de 2020 na Universidade Federal do Ceará. Em razão da pandemia de covid-19, as solenidades de entrega estão suspensas por tempo indeterminado, mas as outorgas poderão ser retiradas no Protocolo da PROGRAD, mediante agendamento, a partir de 20 de setembro.

Para assegurar as medidas de segurança sanitária, a entrega será feita exclusivamente após marcação pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os horários do dia serão abertos no sistema todas as manhãs, depois das 8h. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail protocolo@prograd.ufc.br.

A publicação no site da PROGRAD das listas com os agraciados é uma forma de valorizar ainda mais a distinção e o próprio aluno. A relação serve também como registro público e para consulta da autenticidade das distinções, uma vez que podem conferir vantagens aos agraciados, podendo ser decisivas em concursos, seleções de mestrado e doutorado e também no mercado de trabalho.

COMO FUNCIONA – As distinções Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude são concedidas a estudantes que se formaram com alto rendimento acadêmico. É necessário ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500 e ter completado o curso no tempo padrão, sem reprovações e trancamentos, entre outros critérios. Segue as determinações da Resolução Nº 45/ Consuni, de 26 de julho de 2018, a qual entre outras definições, estipula uma quantidade máxima de agraciados por curso.

Fonte: Divisão de Memória e Documentação – e-mail: dmd@prograd.ufc.br