Enade 2022: Manual do Aluno disponível para download no Repositório Institucional

Data de publicação: 11 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

Está disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará o Manual do Aluno do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) edição 2022. Além de resumir a relevância do instrumento de avaliação, o material compila as informações mais importantes para os estudantes.

O Manual apresenta, por exemplo, um passo a passo para o cadastro no Sistema Enade, que deve ser feito pelo próprio estudante concluinte, após a inscrição pelo coordenador de curso. Esse cadastro deve ser feito até o dia 26 de novembro de 2022.

Entre outros assuntos, é abordado também o Questionário do Estudante, que precisa ser preenchido integralmente para que o aluno tenha acesso ao Cartão de Informação de Inscrição, necessário para o conhecimento do local de prova.

Para ser atribuída a regularidade no Enade 2022 é preciso que o aluno preencha completamente o Questionário do Estudante e tenha a presença atestada no local da prova. O estudante irregular não poderá colar grau antes de agosto de 2023, quando o Inep emitirá ato regularizando a situação desses discentes.

Assim como Manual do Coordenador e do Secretário do Curso de Graduação, também disponível no Repositório Institucional da UFC, este Manual do Aluno foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação e pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O Manual do Aluno não dispensa os discentes da responsabilidade de ter conhecimento de todas as Portarias, Editais e demais documentos oficiais acerca do Enade 2022, disponíveis no site do Enade na UFC.

ENADE – O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação institucional. Trata-se de componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a conclusão do curso.

Na Universidade Federal do Ceará, 16 cursos participarão do Exame. Somente os estudantes concluintes devem comparecer à prova a ser aplicada no dia 27 de novembro. Os ingressantes são apenas inscritos, pois estão dispensados da participação.

Mais informações podem ser consultadas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação  e-mail: copav@prograd.ufc.br