Encontro reunirá coordenações de cursos que serão avaliados pelo MEC nos próximos meses

Data de publicação: 30 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) realizará encontro com coordenadores de cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará que receberão comissões de avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC). A reunião ocorrerá na Sala de Seminários da Pró-Reitoria de Graduação, localizada no Campus do Pici, em Fortaleza, e nela serão repassadas orientações gerais a respeito da recepção de comissões avaliativas externas e sobre processo de renovação de reconhecimento dos cursos.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes Oliveira, e a coordenadora da COPAV, Profª Maria Isabel Ciasca, irão recepcionar os participantes e realizar a abertura do encontro, a partir das 9h. Em seguida, a equipe técnica da COPAV irá assessorar os coordenadores em relação ao Fluxo Regulatório e Avaliação Externa Virtual In Loco.

O evento também contará com a participação do diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Felipe Ferreira da Silva, que contribuirá com orientações acerca do Relatório de Adequação das Bibliografias Básica e Complementar.

O diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da COPAV, Marcizo Veimar, corroborou a importância do encontro: “será um momento de sensibilização sobre a importância da cultura avaliativa interna da UFC e para mostrar como isso impacta nas avaliações externas.”

O evento é direcionado para os cursos que estão se preparando para receber as comissões avaliativas do MEC neste e no próximo semestre. Estarão presentes representantes de 22 cursos, de 3 unidades acadêmicas (Instituto UFC Virtual, Centro de Humanidades e Centro de Ciências).

AVALIAÇÃO – O propósito da avaliação externa in loco é garantir a qualidade do ensino, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para informar à sociedade sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. O processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.

RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO – A partir da entrada das instituições de ensino superior (IES) no Sistema Federal de Ensino, os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receberem o reconhecimento do curso, que possibilitará à IES emitir diplomas aos graduados. Posteriormente, de acordo com a legislação pertinente, as instituições se submetem a processo avaliativo periódico para obter a renovação do reconhecimento, necessário para a continuidade da oferta.

O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito de Curso – CC, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br