Encontros terão novo evento voltado para a tecnodocência

Data de publicação: 3 de agosto de 2015. Categoria: Notícias

A edição deste ano dos Encontros Universitários, a ser realizada entre 25 e 27 de novembro, contará com um novo evento para apresentações de trabalhos, o I Encontro de Tecnodocência.

O encontro receberá inscrições de projetos relacionados ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em situações de docência.

O objetivo é divulgar atividades acadêmicas realizadas pelos professores da UFC, em parceria com os estudantes de graduação, relacionadas ao uso, aplicação e integração das tecnologias digitais na docência. O edital específico do evento com as orientações para participação está disponível no site dos Encontros Universitários 2015.

Os trabalhos desenvolvidos por alunos de cursos presenciais da UFC serão apresentados por meio de pôster, contendo as informações indicadas no edital do evento. O autor principal será o responsável por fazer a apresentação e tirar as dúvidas da comissão avaliadora.

Os alunos de cursos semipresenciais da Universidade Aberta do Brasil, em convênio com a UFC (UAB/UFC), também deverão criar um pôster sobre o trabalho. No entanto, a apresentação será realizada por um dos autores em vídeo, a ser gravado segundo as instruções do edital e exibido em local e horário divulgados na página dos Encontros Universitários 2015.

Os certificados de participação dos Encontros Universitários serão emitidos somente para os autores cujos trabalhos foram apresentados da maneira exigida pelo edital para a comissão avaliadora.

INTEGRAÇÃO – A professora do Instituto UFC Virtual, Luciana de Lima, responsável pela organização do evento, afirma que o Encontro irá permitir a abertura de um espaço de intercâmbio de conhecimentos, aproximando os cursos presenciais e semipresenciais vinculados à UAB/UFC: “De forma inovadora, o encontro possibilita aos alunos da UAB/UFC participarem dos EU2015 com apresentação dos trabalhos no formato de vídeo e comunicação síncrona pelo Youtube no dia do evento. Assim, torna-se possível compreender as iniciativas realizadas por tutores e alunos que atuam no interior do Ceará em relação ao uso das TDIC na docência, diante de um processo de inclusão acadêmica e social”.

CASA – Ao apresentarem trabalhos neste Encontro, os professores da UFC poderão convalidar carga horária de formação docente na Comunidade de Cooperação de Aprendizagem Significativa (CASa), com direito a certificado. A carga horária será computada por participação nas mesas redondas como palestrante, como ouvinte ou pela coordenação de mesa.

Fontes: Profª Luciana de Lima, do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457 / Divisão de Formação Docente (CASa) – fone: 85 3366 9218