Entenda a diferença entre trancamento total e matrícula institucional; prazos se encerram quarta (23)

Data de publicação: 18 de janeiro de 2019. Categoria: Notícias

O aluno de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) impossibilitado de cursar o semestre dispõe de duas opções para manter o vínculo com a instituição: o trancamento total e a matrícula institucional.

Trancamento Total – O trancamento total é aceito somente em casos específicos: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de atividade laboral e obrigação de ordem militar. No primeiro caso, a solicitação deve ser feita na Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CPASE). Para os demais motivos, o aluno deve se dirigir diretamente à coordenação de curso. A Portaria nº 47/2018 informa os documentos comprobatórios aceitos para cada situação.

De acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, a partir deste semestre, estudantes que necessitem de trancamento total de matrícula deverão solicitá-lo no mesmo período da matrícula curricular, ou seja, de 21 a 23 de janeiro. Se o fator gerador do trancamento ocorrer após o início do semestre letivo, a solicitação deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias, limitando-se ao último dia letivo do semestre.

Ingressantes também podem solicitar trancamento total, se atenderem os requisitos de doença atestada pelo Serviço Médico da UFC ou obrigação militar. No entanto, é importante lembrar que o início do curso não será adiado e que, posteriormente, como aluno atrasado, não terá mais prioridade na matrícula em disciplinas. Neste caso, a PROGRAD poderá convocar candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Matrícula Institucional – Assim como o trancamento total, a matrícula institucional mantém o vínculo com a UFC do aluno que não cursar o semestre letivo. Não é necessária justificativa, mas é limitada a estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso. A matrícula institucional pode ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou na coordenação de curso.

É importante atentar aos limites para ambas as opções. Segundo o Regimento Geral da UFC, o estudante que interromper seus estudos por mais de quatro semestres letivos, seguidos ou não, seja por trancamento total, matrícula institucional ou abandono temporário, tem o vínculo institucional com a UFC cancelado.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528