EU2016: evento marca empenho na formação dos estudantes

Data de publicação: 31 de março de 2017. Categoria: Notícias

EU 2016A edição 2016 dos Encontros Universitários da UFC se encerra nesta sexta-feira (31), com mais de 4 mil trabalhos apresentados e inovações bem sucedidas.

Este ano, o evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve 4.870 trabalhos inscritos. “O balanço é extremamente positivo e nos surpreendemos com a grande participação dos alunos não bolsistas, o que permitiu uma troca maior de experiências”, afirma o Prof. Rogério Masih, pró-reitor adjunto de Extensão.

Pela primeira vez, os estudantes poderão aproveitar a presença no evento como créditos de atividades complementares, sem necessidade de carga horária mínima ou máxima. Monitores do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), identificados por camisetas roxas dos Encontros, ficaram responsáveis por registrar a entrada e saída dos alunos por meio de sistema informatizado.

Masih avalia ainda que, ao concentrar as atividades no Campus do Pici, em paralelo às programações da Mostra ICA e do Festival UFC de Cultura, o evento mostrou-se mais dinâmico. Além disso, os tempos de apresentação de trabalhos por equipe foram reduzidos e o turno da noite foi incluído, de modo a democratizar o acesso dos estudantes dos cursos noturnos.

PROGRAD – A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) se insere no evento com 1.525 trabalhos inscritos em quatro editais. “Este é o momento em que os alunos de graduação apresentam o resultado do envolvimento do ensino na pesquisa, na extensão, na arte e na cultura”, diz o pró-reitor Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques.

Ele acrescenta que os Encontros são uma oportunidade para apresentar à sociedade os esforços e investimentos que a Universidade faz na formação de profissionais, bem como o retorno desse empenho. Atualmente, considerando somente os programas de responsabilidade da Prograd, são 1.856 bolsas remuneradas destinadas a estudantes de graduação. Destas, 87% são pagas pela própria UFC.

Estudante do quarto semestre do curso de Enfermagem e bolsista de monitoria de projeto de graduação, Ana Beatriz se apresentou nos Encontros pela primeira vez este ano. “Nosso projeto é sobre prevenção e educação, trabalhamos com adolescentes com HIV em situação de vulnerabilidade”, explica. Para ela, a experiência contribui para melhorar as habilidades profissionais, principalmente no cuidado ideal e eficaz, considerando a cultura do outro.

Kathleen Raelle é assistente administrativa da Universidade e atuou como avaliadora. Graduada em Design-Moda pela UFC, ela já participou do evento também como aluna. “Já tive no lugar deles (estudantes), e (o evento) é importante para divulgar a pesquisa realizada durante o ano, que é custeada pela Universidade. É importante esse momento de divulgação”.

O EVENTO – Os Encontros Universitários 2016 são realizados, até hoje (31), no Centro de Convivência e no prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), ambos localizados no Campus do Pici, com organização da PREX. O evento tem o objetivo de difundir atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, arte e cultura e experiências acadêmicas diversas desenvolvidas e vivenciadas pelos estudantes da UFC. Em paralelo, acontecem também a Mostra ICA e o Festival UFC de Cultura, cujo encerramento será com shows do grupo Acadêmicos da Casa Caiada, Berg Mnezes, banda Maglore (BA) e Unidos da Cachorra.

Fonte: Divisão de Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9219