Excelência: dos 15 cursos da UFC avaliados no ENADE 2022, 13 alcançaram conceito máximo ou muito bom

Data de publicação: 6 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

Dos 15 cursos da Universidade Federal do Ceará avaliados na edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), 13 obtiveram conceito máximo (5) ou muito bom (4). Os dados foram divulgados nessa terça-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Nove cursos da Capital e do Interior conquistaram conceito 5: Direito (diurno e noturno), Ciências Contábeis (diurno e noturno), Administração (diurno e noturno), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Psicologia (Sobral). Já quatro cursos de Fortaleza alcançaram conceito 4: Ciências Econômicas (diurno e noturno), Psicologia e Secretariado Executivo.

Fotografia da Reitoria da UFC

Dos 15 cursos avaliados no ENADE 2022, 13 obtiveram conceito máximo ou muito bom (Foto: Viktor Braga/UFC)

Outras duas graduações atingiram nota 3, considerada pelo MEC como satisfatória: Ciências Econômicas, em Sobral, e Administração Pública, na modalidade de ensino a distância ofertada pelo Instituto UFC Virtual.

“Os resultados satisfatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes por parte dos cursos da UFC, na edição 2022, demonstram a responsabilidade e o compromisso da Universidade com a formação profissional e com a sociedade. Percebe-se que 87% dos cursos ficaram com notas 4 e 5, isso reforça a qualidade da nossa oferta e o compromisso de toda a comunidade acadêmica”, avalia o pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero.

Em comparação com edições anteriores, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que cinco cursos avaliados melhoraram o desempenho: os de Ciências Contábeis (diurno e noturno), que passaram de conceito 4 para 5; os de Ciências Econômicas (diurno e noturno) passaram de nota 3 para 4; e o de Ciências Econômicas em Sobral, que passou de nota 2 para 3.

Quatro estudantes do curso de Direito.

A qualidade dos cursos, aferida pelo ENADE, impacta diretamente na formação dos futuros profissionais (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Para o diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da COPAV, Marcizo Veimar Cordeiro, o bom desempenho no ENADE presume que os cursos estão formando profissionais com qualidade. “Os estudantes [dos cursos que tiveram bom desempenho] ingressam no mercado de trabalho com um ‘carimbo’ de que a instituição preparou o profissional com competências e habilidades para além do que é esperado na média nacional”, avalia.

ENADE – Realizado anualmente, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é constituído por um questionário do estudante e uma prova de avaliação composta por itens de formação geral e específicos. Ele é um dos indicadores utilizados pelo MEC para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior e para subsidiar políticas públicas, processos de supervisão e regulação das graduações.

Neste ano, concluintes de 26 cursos de graduação da UFC participarão, no próximo dia 26, das provas do ENADE 2023. No mês de setembro, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realizou encontros com os alunos que participarão da avaliação para informá-los da importância do exame e sua estrutura, bem como repassar orientações a respeito do preenchimento do questionário do estudante.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – e-mail: copav@prograd.ufc.br