Feira é evento consolidado no calendário da UFC, diz Reitor

Data de publicação: 10 de outubro de 2014. Categoria: Notícias

Segundo o Reitor Jesualdo Farias, a Feira das Profissões consolidou-se no calendário de eventos da Universidade Federal do Ceará e está cumprindo plenamente o objetivo para o qual foi criada.

O objetivo da Feira, neste ano em sua sexta edição, é passar para estudantes do ensino médio informações sobre os cursos da Instituição e facilitar a decisão de cada um com relação à escolha da profissão, afirmou o Reitor Jesualdo Farias durante visita que fez, na tarde de ontem (9), ao evento. O Prof. Jesualdo Farias percorreu os estandes, conversou com os estudantes e concedeu entrevista à Rádio FM Universitária.

ATENÇÃO, VISITANTE! AVALIE A FEIRA DAS PROFISSÕES!

Mais de 140 mil estudantes de escolas públicas e privadas devem passar pela Feira até hoje (10), dia do encerramento. Eles terão a oportunidade de conhecer os 118 cursos que a Instituição oferece e saber que existem profissões além da Medicina, das Engenharias e do Direito, observa o Reitor, lembrando ainda que a UFC oferece cursos que somente as universidades públicas mantêm.

Como os alunos da UFC são os protagonistas do processo, os estudantes que visitam a Feira vão receber informações “numa linguagem própria de jovem para jovem”, diz Reitor, apontando esse contato como um dos aspectos importantes para o sucesso da atividade e observando que os ganhos são mútuos, porque os estudantes da Universidade interagem, e isso é aprendizado, complementa.

Na visão do Reitor Jesualdo Farias, a tendência da Feira das Profissões é crescer e se aprimorar a cada ano. Reconhece que o espaço dentro do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra está sendo insuficiente para abrigá-la, até mesmo no Centro de Convivência que será inaugurado. Assegurou que, junto com o Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, e com a Profª. Sônia Castelo Branco, coordenadores do evento, começará a pensar em um novo local para sua realização.

VISITAS – No estande do curso de Sistemas e Mídias Digitais, o universitário Eduardo Rodrigues, do 2º semestre, questionado pelo Prof. Jesualdo Farias, deu minuciosa explicação sobre o conteúdo curricular e a perspectiva do mercado de trabalho na área. Os estudantes de Engenharia Metalúrgica convidaram, e o Reitor aceitou, fazer foto com os futuros “colegas de profissão” e conversaram, também, sobre o programa Ciência sem Fronteiras.

Acredita o Reitor que a Feira das Profissões serviu também para que o estudante da escola pública visse que a UFC é instituição que está a seu alcance, principalmente depois da adoção do ENEm como forma de acesso. E acrescentou que a democratização do acesso fez com que estudem na Universidade, jovens oriundos de 177 dos 184 municípios cearenses.

Feira das Profissões atrai estudantes do interior do Estado

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – 85 3366 7331 e 3366 7332