Formação em tempos de crise é tema de palestra no X EPD

Data de publicação: 10 de novembro de 2016. Categoria: Notícias

Teve início na manhã de hoje (10) o X Encontro de Práticas Docentes da UFC. O Prof. Hélder Eterno da Silveira foi o responsável pela palestra de abertura, em que abordou os desafios da formação docente em tempos de crise.

Hélder da Silveira é professor do programa de pós-graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, atuou como Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 2011 e 2015.

Apresentando estatísticas sobre a oferta de vagas e taxas de permanência e conclusão nas licenciaturas em todo o país, ele falou sobre a importância da valorização docente para melhorias no ensino – em relação à formação nas universidades, carreira, valorização social, salário e condições de trabalho dos professores nas escolas. Atualmente são ofertadas 990 mil vagas em licenciaturas, mas o número de concludentes é de aproximadamente 200 mil.

Hélder reconheceu a necessidade de mudanças nas escolas, mas criticou a reforma do ensino médio recentemente proposta pelo Ministério da Educação. Ele argumentou que a opinião de professores e estudantes não foi levada em consideração. “A urgência não justifica uma medida provisória antidemocrática e arbitrária como essa, que rasga o Plano Nacional de Educação [que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no país até 2024]”, enfatizou.

Um dos pontos mais preocupantes, em sua avaliação, é a dispensa da formação específica para a atuação docente. O professor lembrou a importância da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional]: “avançamos na concepção de que é preciso formação na licenciatura, diferente do que acontecia nos anos 70, 80, em que era uma trivialidade alguém com boa comunicação e um material apostilado achar que estava dando aula”.

ft 161110 auditorio

Ainda em relação às discussões recentes no campo da educação, fez críticas à PEC 55 [proposta de emenda à constituição, que trata de teto de gastos públicos, em tramitação no Congresso]. Para ele, o corte de gastos públicos é necessário, mas não deveria atingir as despesas essenciais com saúde e educação. “Quando se fixa gasto nessas áreas, a classe mais pobre é penalizada. As escolas ainda precisam de muito investimento para passarem de escolas de tempo parcial para integral, e essa necessidade se choca com a PEC”.

A Profª Rozimar Machado, da Faculdade de Educação da UFC, que dividiu a mesa com Hélder, chamou atenção para a crise econômica para além da crise política e como isso afeta a educação, na medida em que o tripé ensino, pesquisa e extensão pode não ser plenamente contemplado na formação universitária. “Na lógica do mercado, a educação é apenas uma mercadoria, os professores são prestadores de serviço e os alunos são clientes”.

Larisse Lima, aluna do oitavo semestre do curso de Pedagogia da UFC, falou sobre a experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e das trocas com os professores dentro das escolas parceiras do programa. A estudante comentou também sobre as ocupações em escolas e universidades: “É um movimento autônomo, em busca de um ideal de escola diferente e melhor”.

Em sua fala de abertura do evento, o vice-reitor, Prof. Custódio Almeida, ressaltou que a sala de aula é um lugar de conflitos e que o professor precisa saber lidar com as diferenças.

O X EPD segue até amanhã (11), com apresentações orais, artísticas e de pôsteres. O evento tem como objetivo divulgar e discutir atividades acadêmicas, experiências pedagógicas e conhecimentos produzidos por alunos e professores dos cursos de licenciatura da UFC.

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219