II Semana Pedagógica da UFC será realizada a partir de 27 de setembro; confira a programação

Data de publicação: 22 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará promove, de 27 de setembro a 1º de outubro, a segunda edição da Semana Pedagógica (SEMPED), evento que busca proporcionar um momento de natureza formacional a partir de atividades teóricas e práticas interativas, com foco em planejamento didático, pedagógico, técnico e de gestão, por meio da partilha de práticas de ensino remoto e presencial.

Desta vez com o tema “Acolhida e apoio para o semestre 2021.2”, a SEMPED é uma realização do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

A mesa de abertura está programada para as 14h do dia 27 de setembro (Imagem: Divulgação)

Voltado para docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, o evento será transmitido pelo canal oficial do PAAP no YouTube. A ideia é acolher a comunidade acadêmica, apoiar projetos e acompanhar as atividades do novo semestre, com ênfase nos processos de aprendizagem e no bem-estar dos profissionais e estudantes da UFC.

Serão abordados temas como práticas e perspectivas do pedagogo no ensino superior, protagonismo discente, possibilidades didáticas, planejamento e avaliação nos processos de ensino e aprendizagem no cenário híbrido (on-line e off-line), construção da profissão docente, metodologias ativas como estratégia de inovação, saúde física e saúde mental.

A mesa de abertura está programada para as 14h do dia 27 de setembro, com participação das pró-reitoras de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, e de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; da coordenadora do PAAP, Profª Mazzé Santos; e da vice-diretora do Campus de Russas da UFC, Profª Aliny Monteiro.

Em seguida, haverá momento de acolhimento com a atividade “Cultivar a paz como energia transformadora na educação”, com a Profª Cristiane Holanda, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, seguido da palestra “Acolher vidas, fortalecer emoções, criar estratégias: a importância da presencialidade para a saúde emocional”, com Lindemberg André Saldanha de Sousa, psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Acesse a programação completa da II SEMPED.

RESULTADOS – A II Semana Pedagógica vem em resposta ao bom resultado obtido com a primeira edição do evento, realizado em maio deste ano. Em pesquisa feita com o público, viu-se a ampla participação de diversos setores da Universidade, bem como de pessoas externas, com avaliações positivas sobre as atividades promovidas.

Acesse o canal do PAAP no YouTube para ver as atividades da I SEMPED.

PAAP – O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico realiza, desde junho de 2020, atividades em formato on-line para discentes, docentes e técnicos da UFC, por meio de planos de formação, dando suporte à comunidade acadêmica para a manutenção das rotinas de estudo durante a pandemia do coronavírus.

O plano é uma elaboração da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEIA), vinculada à EIDEIA, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre a II SEMPED

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: paap@eideia.ufc.br