Indicadores de qualidade da UFC avançam e IGC chega a 3,913, a melhor nota da história

Data de publicação: 12 de abril de 2023. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará obteve nota 3,913 no Índice Geral de Cursos (IGC), a melhor pontuação já obtida desde que o Ministério da Educação criou seus indicadores de qualidade, em 2007. Variando de 1 a 5, o IGC é calculado anualmente e afere a qualidade do ensino de graduação e de pós-graduação de todas as instituições de ensino superior brasileiras.

Por ser considerado o mais completo dentre os três indicadores de desempenho aplicados pelo Ministério da Educação para avaliar as instituições de ensino superior, o IGC informalmente é reconhecido como sendo a “Nota do MEC” para a instituição.

Fotografia da Reitoria da UFC

UFC registrou crescimento no Índice Geral de Cursos, a chamada “nota do MEC”, neste ano (Foto: Viktor Braga/UFC)

“O resultado obtido pela UFC é significativo, uma vez que, nas duas últimas edições, o IGC da UFC estava em 3,88. O aumento desse indicador demonstra um efetivo avanço geral da Instituição”, diz a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

Quando avaliada como IGC faixa, a UFC manteve-se na nota 4, o que equivale ao conceito “muito bom” e a coloca entre as melhores do País. Os dados do IGC foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação e referem-se a 2021.

A NOTA DOS CURSOS – Além do IGC, o MEC também divulgou o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), indicador que afere a qualidade de ensino de cada um dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Dos 38 cursos da UFC avaliados, 29 obtiveram conceito 4 (76%) e 8 receberam conceito 3 (21%), equivalente a “bom”. Um dos cursos não chegou a receber conceito porque o número de alunos avaliados ainda é pequeno.

O CPC é um indicador para cada curso de graduação que leva em consideração quatro componentes. O primeiro deles é o conceito obtido a partir da nota média conquistada no ENADE, e o segundo, a avaliação do corpo docente de cada curso pelo Censo da Educação Superior. O CPC considera também a percepção dos estudantes obtidas através de questionário aplicado do ENADE.

Por fim, sua fórmula inclui o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Esse IDD é calculado a partir da diferença de desempenho de cada aluno no ENADE e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou seja, a nota de entrada e de saída do ensino superior. O cálculo do IDD considera ainda a qualidade das condições oferecidas pelos cursos em seu processo formativo, além de outros diversos elementos que afetam o desempenho do estudante.

“Os resultados do IDD permitem que a instituição identifique eventuais aspectos a serem melhorados e possa reavaliar seus processos de ensino, recursos pedagógicos e, até mesmo, cronogramas de estudo de conteúdos, a fim de aperfeiçoá-los”, diz a Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

De acordo com os resultados divulgados pelo MEC em 2021, no IDD, a UFC teve 78,9% de seus cursos com nota maior ou igual a 3 (dos quais 65,8% com conceito “3” e 13,2% com conceito “4”).

Curso Cidade  CPC (2021)
 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO  Fortaleza  4