Português

TICS: inscrições para monitoria voluntária abertas até 25 de maio

13 de maio de 2021

Imagem: freepik

Estarão abertas, de 14 a 25 de maio, inscrições para vagas de monitoria voluntária, de caráter temporário, para continuidade às ações acadêmicas da Universidade Federal do Ceará no período da pandemia de covid-19. Os monitores atuarão no suporte a docentes e estudantes para planejamento e execução das aulas com uso de tecnologias e recursos digitais.

Com isso, os professores da UFC poderão contar, durante o período de junho de 2021 a fevereiro de 2022, com um suporte de estudantes de graduação voluntários no planejamento e na execução das aulas remotas, os quais serão efetivados com o manuseio de tecnologias e recursos digitais.

Cada monitor terá carga horária de seis horas semanais. Entre as atividades a serem realizadas pelos monitores voluntários, estão o apoio a estudantes e professores para lidar com as tecnologias digitais, suporte ao planejamento das aulas da graduação (adaptação do plano de aula para formato remoto, escolha de metodologias mais adequadas para os objetivos de aprendizagem da disciplina/aula, auxílio na escolha dos tipos de avaliação a serem propostos etc) e apoio para questões de ordem operacional (gravação de vídeos, podcasts, uso de plataformas etc).

Portanto, para participar da monitoria voluntária, é preciso ter expertise em Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs), acesso à Internet, dispositivo como computador, celular ou tablet, conhecimento e habilidades de uso de ferramentas de comunicação (e-mail, WhatsApp, Telegram etc) e também de softwares do pacote Office e/ou similares para editoração de textos, de softwares de apresentação e planilha eletrônica, além de dominar ferramentas para armazenamento em nuvens.

Outros requisitos são disponibilidade para aprender o uso de ferramentas para edição de vídeos, podcast em áudio, plataformas com fins de publicação, edição e acompanhamento de aulas remotas (ex: Google Classroom, SIGAA,
Solar). É necessário ter condições e equipamentos para instalação dessas ferramentas em seu próprio dispositivo e oferecer, quando estiver no plantão de atendimento, “suporte remoto” a professores e alunos.

INSCRIÇÕES – A indicação de discentes por professores/orientadores para atuação direcionada junto a professores de componentes curriculares específicos devem ser efetivadas por meio de formulário eletrônico, no período de 14 a 25 de maio. Cada professor/orientador poderá indicar até dois discentes para atuarem na monitoria voluntária. O resultado será divulgado no dia 27 de maio, no site da Pró-Reitoria de Graduação, considerando a ordem de inscrição até o limite de vagas (150, no total).

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – e-mail: cgpa@prograd.ufc.br

Marcadores: