Mais de 200 trabalhos apresentados no X EPD

Data de publicação: 12 de novembro de 2016. Categoria: Notícias

EPDMais de 200 trabalhos foram apresentados no X Encontro de Práticas Docentes da UFC, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

O evento reuniu 206 trabalhos desenvolvidos em projetos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por alunos e professores dos cursos de licenciatura, bem como dos bacharelados e da pós-graduação que tenham desenvolvido pesquisas na área de docência, além de professores da educação básica ligados a projetos da Instituição. As apresentações foram realizadas no hall e no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Para o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, trata-se de um momento de grande importância na formação docente, em que a Universidade contribui para a melhoria da educação básica no estado. “É uma oportunidade em que alunos de graduação e pós-graduação e professores discutem metodologias de ensino e aprendizagem, dialogam e trocam conhecimentos”.

A Profª Ingrid Louback,da Faculdade Educação (Faced), responsável pela organização do EPD este ano destaca a qualidade dos trabalhos apresentados: “Os alunos sempre nos surpreendem, apresentando seus conteúdos de forma lúdica e crítica, não apenas comprovando o que é feito, mas inovando e propondo em suas pesquisas”. Ela cita ainda o relacionamento com os professores da educação básica, que participam como protagonistas, autores e pesquisadores.

Pela sétima vez presente como orientador e avaliador do evento, o Prof. Leandro Masuda, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), vê diversos benefícios para os participantes: “Os alunos desenvolvem um trabalho acadêmico, muitos pela primeira vez, e têm contato com método científico. Depois, tem o encontro entre os bolsistas, que vêem o que os colegas estão fazendo e enriquecem sua visão. Há ainda a socialização das idéias e as novas conexões que surgem a partir daí”.

Paralelamente ao X EPD, aconteceu o IV Seminário Institucional de Iniciação à Docência, em que foram apresentados trabalhados desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), voltado para a formação de professores para a educação básica.

Elyssan Frota, aluna do quinto semestre do curso de História, participou pela segunda vez do EPD como bolsista Pibid e contou como o próprio formato do programa favorece a pesquisa. “A troca de experiência e perspectivas no trabalho teórico e prático em sala de aula é imprescindível no processo de ensino e aprendizagem”. Lucas Fábio Parente, estudante do terceiro semestre e participante do mesmo grupo, ressalta que o trabalho de extensão desenvolvido tem impacto direto na sociedade e precisa ser melhor conhecido.

O EPD é realizado todos os anos com o objetivo divulgar atividades acadêmicas, experiências pedagógicas e conhecimentos produzidos na UFC. Deste modo, o evento permite a identificação de espaços interdisciplinares e de trabalhos conjuntos entre os diferentes cursos da universidade.

Formação em tempos de crise é tema de palestra no X EPD

Fonte: Divisão de Comunicação – fone: 85 3366 9219