Monitoria voluntária de apoio ao PPE inicia tira-dúvidas sobre tecnologias digitais

Data de publicação: 4 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

O Banco de Colaboradores para suporte a professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará no uso de ferramentas digitais iniciou suas atividades nesta sexta-feira (4). A ação integra o Plano Pedagógico de Emergência (PPE) e é uma espécie de plantão tira-dúvidas em tecnologias da informação e comunicação voltadas para o ensino remoto.

Os monitores podem dar orientações em questões operacionais, como uso de plataformas, gravações de vídeos e podcasts. Estão aptos também a dar suporte no planejamento de aulas de graduação. É possível, por exemplo, pedir auxílio na adaptação do plano de aula para o formato remoto, escolha de metodologias mais adequadas para os objetivos de aprendizagem de determinada aula ou disciplina, bem como de tipos de avaliação.

É mais uma ação pedagógica, de iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para apoio aos professores e estudantes do semestre em curso. Os monitores selecionados estão aptos a dar este suporte e, ainda, agregar conhecimentos a sua formação acadêmica. A experiência lhes servirá também para a contagem de horas no componente curricular Atividades Complementares”, explica a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

O Banco de Colaboradores é formado por monitores voluntários selecionados pela PROGRAD e que participaram da Oficina de Capacitação para Planejamento, Produção e Oferta de Disciplinas Remotas, ofertada pelo grupo de pesquisa Grupo Educação, Tecnologias e Saúde (GETS), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC. A Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) será responsável pela supervisão das atividades.

Conforme previsto no Edital Nº 11/2020, o Banco de Colaboradores atua em um plantão de suporte em dias e horários previamente informados pelos estudantes. A relação com os nomes, contatos e horários de atendimento dos monitores foi informada aos interessados por meio de mala direta e pode ser acessada no site da PROGRAD com a senha enviada pelo e-mail.

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – e-mail: cgpa@prograd.ufc.br / whatsapp: 85 3366 9496