Dos 38 cursos da UFC avaliados no ENADE 2021, 25 obtiveram conceito máximo ou muito bom

Data de publicação: 13 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

Na UFC, 1.250 concluintes realizaram a prova do Enade 2021 (Foto: UFC Informa)

Dos 38 cursos da Universidade Federal do Ceará avaliados na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 25 obtiveram conceito máximo (5) ou muito bom (4), ou seja, 65,8% da amostra. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (12), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Oito cursos obtiveram conceito 5, todos em Fortaleza: Educação Física – Bacharelado (Diurno e Noturno), Educação Física – Licenciatura (Diurno e Noturno), História – Licenciatura, Letras – Português, Letras – Português e Inglês e Pedagogia (Diurno).

Já 17 cursos alcançaram conceito 4, na Capital e no Interior. Em Fortaleza foram os seguintes cursos: Ciência da Computação, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Sociais – Licenciatura (Diurno e Noturno), Design, Filosofia – Bacharelado, Filosofia – Licenciatura, Física – Licenciatura, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, Letras – Inglês, Letras – Português e Espanhol e Música. No Interior, obtiveram essa nota os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, em Crateús, e Tecnologia em Redes de Computadores, em Quixadá.

Dos demais cursos avaliados, dez obtiveram conceito 3 e dois conceito 2. O bacharelado em História ficou sem conceito, pois teve apenas um participante nesta edição. Este curso teve ingresso pela última vez em 2014 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Veja a tabela com os conceitos Enade de todos os cursos avaliados em 2021

BOLETIM INDIVIDUAL – Na UFC, 1.250 concluintes realizaram a prova do Enade 2021. Os resultados de desempenho individuais e identificados são disponibilizados exclusivamente ao estudante. O Boletim de Desempenho Individual pode ser acessado pelo Sistema Enade, após login com CPF e senha criada no momento do cadastro.

ENADE – O Enade é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Aplicado desde 2004, é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação a competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br