Palestra de João Candido Portinari conta com apoio da Prograd

Data de publicação: 13 de junho de 2016. Categoria: Notícias

Em palestra que integra a programação dos oito anos de criação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, o diretor do Projeto Portinari e filho do importante artista plástico brasileiro, João Candido Portinari, apresenta o tema “Candido Portinari: do cafezal à ONU”. O evento conta com apoio da Prograd.

A palestra, aberta ao público, acontece nesta quinta-feira (16), às 15h, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira (Centro de Ciências, bloco 902, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). As inscrições podem ser feitas no local ou, previamente, via formulário eletrônico. Será emitido certificado aos participantes.

TRAJETÓRIA E PROJETO – A palestra pretende expor como a trajetória de Portinari ilustra, literalmente, o famoso ditado do escritor russo Tolstoi: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”.

Seu coruscante itinerário começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do interior do Estado de São Paulo e, após legar ao País um retrato emocionado e grandioso, em mais de cinco mil obras, do povo, da vida e da alma brasileira, vai atingir seu ápice nos monumentais painéis Guerra e paz, poderosa mensagem plástica, ética e humanista, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU).

A exposição de João Candido também focaliza o trabalho de 35 anos do Projeto Portinari, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Também tem como foco sua interface com as áreas de ciência e tecnologia e sua atuação com crianças e jovens de todo o País.

Em particular, sua conquista mais recente: a concretização de um antigo sonho, em décadas julgado impossível, de, após obter da ONU a guarda dos originais de Guerra e paz durante o período 2010-2014, trazê-los para restauro e exposição no Brasil e no exterior.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: 85 3366 9222