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Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Graduação

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PDI: novas metodologias e excelência no ensino são temas de reunião

Data de publicação: 11 de outubro de 2017. Categoria: Notícias

Reitor Henry Campos abriu seminário na Casa José de Alencar

A terça-feira (10) na Universidade Federal do Ceará foi reservada para discussão e planejamento do ensino de graduação e pós-graduação nos próximos cinco anos.

Foi esse o tema da segunda reunião do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UFC 2018-2022, na Casa de José de Alencar, onde foram apontadas estratégias e diretrizes rumo à excelência do ensino na Instituição.

Os encontros do PDI são abertos a toda a comunidade acadêmica – quem quiser colaborar com o debate, em qualquer eixo do Plano, pode participar sem inscrição prévia. O pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, coordenou os trabalhos de terça-feira, que seguiram até o fim da tarde.

Durante a manhã, integrantes da administração superior, gestores de unidades acadêmicas, professores e servidores técnico-administrativos dividiram-se em quatro grupos temáticos: Aprimoramento da dimensão pedagógica dos cursos; Avaliação como mecanismo para a promoção da excelência do ensino; Acolhimento, ambientação e permanência dos estudantes; Formação continuada para a docência.

Segundo o Prof. Cláudio Marques, o terceiro grupo, que discute o acolhimento e a permanência de estudantes, é uma das novidades do PDI 2018-2022 e um dos mais importantes. “Precisamos discutir como manter o estudante na Universidade, desafio que afeta principalmente a graduação. Trabalhar programas de apoio ao aluno, ampliar as possibilidades de matrícula, garantir que ele entre e consiga se formar”, explicou o pró-reitor.

À tarde, as reflexões e propostas dos grupos foram apresentadas. De acordo com o Prof. Cláudio Marques, as contribuições oferecem elementos importantes para os gestores da área de ensino de graduação e pós-graduação, que certamente serão incorporados nas políticas para os próximos anos.

Cerca de 140 pessoas participaram do seminário sobre ensino, mas estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes da UFC ainda podem e devem colaborar enviando críticas e sugestões de melhoria para o e-mail ufc2022@ufc.br até o dia 15 de outubro.

Após o encerramento deste prazo, equipes das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pós-Graduação (PRPPG) se reunirão para analisar e sistematizar todas as contribuições recebidas tanto no seminário quanto por e-mail.

Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, coordenou os trabalhos

COMPETÊNCIAS – A reunião foi iniciada com o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que há cerca de 10 anos se dedica à área de formação acadêmica, especificamente no ensino médico. Ele destacou a relevância de a Universidade reavaliar métodos e concepções de ensino, considerando o protagonismo e a autonomia dos alunos.

“Temos muito a avançar nos modelos de formação, levando em conta modelos baseados em competências. Na medicina, discutimos: que competências um aluno formado em medicina tem de ter? Quando a gente explicita para o estudante o que é esperado dele, ele consegue aproveitar melhor o conhecimento, ele tem clareza. Ainda trabalhamos pouco a ética em sala de aula, a metacognição, entre outros aspectos”, disse o Prof. Henry Campos.

AGENDA – As reuniões do PDI terão continuidade ao longo do ano. A proposta é que no dia 19 de dezembro o Plano esteja finalizado para ser apreciado e votado pelo Conselho Universitário (Consuni). A seguir, a agenda dos próximos encontros:

Dia       Tema
17/10 – Engajamento social
24/10 – Cultura artística / Esporte
31/10 – Infraestrutura
14/11 – Pessoas (servidores)
21/11 – Pessoas (estudantes)
28/11 – Gestão

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331 / Divisão de Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9219

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