Português

Colação de Grau

Como devo proceder em relação à solenidade de colação de grau?

O aluno deverá comparecer no dia da colação de grau do seu curso, conforme estabelecido no Calendário Universitário, para assinar a lista de concludentes e participar da solenidade, trajando beca, com a faixa específica do seu curso, e portando um documento oficial de identificação com foto.

O que fazer se eu não puder comparecer à solenidade de colação de grau?

No caso da impossibilidade do comparecimento do concludente à solenidade de colação de grau, os procedimentos podem ser realizados por terceiros, devidamente autorizados através da apresentação dos seguintes documentos:

  • Procuração pública ou procuração particular (modelo disponível para download), ambas para finalidade específica (representação nos atos relacionados à colação de grau);
  • Documento oficial de identificação com foto (original) do procurador;
  • Documento oficial de identificação com foto do aluno (original ou cópia autenticada).

Observação: A procuração ficará retida na ocasião da assinatura da lista de concludentes.

Observação: Não se faz necessário o procurador trajar beca para assinar a lista de concludentes.

Como serão realizadas as colações de grau durante a pandemia de covid-19?

As solenidades de colação de grau estão suspensas. A assinatura de lista de colação de grau 2020.1 vem sendo realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada estudante tem o acesso liberado exclusivamente para este fim.

Quando serão realizadas as assinaturas de lista de colação de grau durante a pandemia?

Alunos com todos os requisitos cumpridos para a conclusão do curso podem colar grau, solicitando à coordenação de seu curso, em qualquer período, no decorrer da execução do Plano Pedagógico de Emergência (PPE). Não há datas pré-estabelecidas, com as colações sendo efetivadas logo após o deferimento e finalização do processo na PROGRAD.

Leia também:
Diploma – Primeira Via
Colação de Grau Extemporânea
Colações de grau dos concludentes 2020.1 realizadas pela Internet

Portaria nº 181/2020 – Estabelece os procedimentos para outorga de grau regular e extemporânea.

Resolução CEPE nº 04/2019 – Estabelece normas complementares para a outorga de grau dos cursos de graduação, prevista no art. 104 do Estatuto