Perto de celebrar 30º aniversário, Curso de Design-Moda da UFC conquista nota máxima em avaliação do MEC

Data de publicação: 14 de julho de 2023. Categoria: Notícias

No ano em que comemora seu 30º aniversário, o Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará tem um motivo extra para celebrar: a nota máxima (5) atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) na mais recente avaliação in loco realizada pela pasta, anunciada na última semana.

A boa reputação do curso já era uma de suas marcas. Em 2019, o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, já havia classificado como o segundo melhor do Brasil nessa área, atrás apenas de uma instituição particular de São Paulo. “O resultado do MEC, agora, vem como uma coroação, uma consolidação de um trabalho que vimos fazendo há algum tempo. Estamos todos em festa”, afirmou a coordenadora do curso, Profª Cyntia Tavares.

Em clima de festa, turma do Curso de Design-Moda comemora o resultado (Foto: divulgação)

O trabalho inclui investimentos em infraestrutura, aposta em ações de extensão e aprimoramento do projeto pedagógico do curso. No que se refere a este último ponto, a Profª Cyntia destacou a robustez das unidades curriculares de história e pesquisa: “Enquanto muitos cursos de moda seguem a modalidade tecnológica, o curso da UFC oferece uma formação de bacharelado, com uma boa base teórica, que resulta em muitas pesquisas. Por isso, a gente tem destaque no maior congresso de moda do País, o Colóquio de Moda. Anualmente, tanto professores quanto estudantes são premiados por seus trabalhos científicos”.

Outra característica do Design-Moda da UFC é a ênfase na decolonialidade, escola de pensamento que propõe abordagens não eurocêntricas da produção de conhecimento. O novo currículo do curso reflete essa perspectiva, objetivando uma formação mais plural e diversa.

Além disso, o curso dedica esforços no campo da extensão desde antes de as atividades extensionistas serem obrigatórias nos currículos da graduação. “Cada unidade curricular tem seus projetos de extensão, que vão desde projetos sociais em associações, comunidades e escolas até uma intervenção social por meio das redes sociais”, explicou a coordenadora.

Imagem: O bom resultado é fruto de processo participativo e de aperfeiçoamentos nas áreas pedagógica e estrutural (Foto: divulgação)

INFRAESTRUTURA – Além do aspecto pedagógico, outro ponto alto avaliado pelo MEC foi a infraestrutura. Criado oficialmente em 1993, inicialmente vinculado ao Departamento de Economia Doméstica, o então Curso de Estilismo e Moda da UFC deu início a uma transição a partir de 2004, seguindo uma diretriz nacional que determinou que os bacharelados em moda deveriam estar inseridos no campo do design.

Em 2010, com o fortalecimento do corpo docente e aperfeiçoamento do projeto pedagógico, foi possível efetivar a mudança, com a graduação adotando o nome de Design-Moda e passando, em 2013, a funcionar no prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do qual já fazia parte desde 2008. A transição para o ICA e a proximidade com graduações do campo das artes facilitou o acesso de estudantes e professores a laboratórios e acervos especializados. Destaca-se o Figurarte, importante acervo de figurinos que inclui mais de 3 mil peças.

Com um programa que envolve conhecimentos históricos, sociais, econômicos e ambientais aplicados à moda, o bacharelado em Design-Moda da UFC possui oito semestres. São ofertadas 60 vagas para ingresso de novos alunos, que acontece apenas no primeiro semestre do ano.