PIBID e Residência Pedagógica inscrevem para seleção de alunos até segunda (20)

Data de publicação: 16 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação lançou dois editais de seleção de alunos da Universidade Federal do Ceará para os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica. As inscrições serão aceitas por e-mail até segunda-feira (20).

No PIBID, são disponibilizadas três vagas, sendo uma remunerada e duas voluntárias, a estudantes da licenciatura em Letras (Língua Portuguesa). Podem concorrer estudantes regularmente matriculados que tenham integralizado, no máximo, 60% da carga horária. Os aprovados se comprometem a dedicar 8 horas semanais ao projeto.

A seleção é regida pelo Edital nº 22/2021, que informa os demais pré-requisitos para inscrição e detalha as atividades dos bolsistas. O candidato deverá enviar os documentos exigidos no edital para o e-mail pibid@prograd.ufc.br colocando NOME COMPLETO e CURSO no campo Assunto.

Já na Residência Pedagógica são quatro vagas voluntárias, duas destas para a licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) e as outras duas para o curso de Teatro. É preciso ter cursado, no mínimo, 50% do curso ou estar matriculado a partir do 5º semestre. Os selecionados se comprometem a disponibilizar 10 horas semanais às atividades da residência.

Outras informações importantes podem ser consultadas no Edital nº 23/2021, que rege a seleção: demais pré-requisitos, detalhamento das atividades e documentação necessária. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rp@prograd.ufc.br, e o candidato deve colocar NOME COMPLETO e CURSO no campo Assunto

Os resultados das duas seleções devem ser divulgados na terça-feira (21).

PIBID e RESIDÊNCIA – Os dois programas fazem parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica. Ambos são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas, sendo a Residência Pedagógica voltada a estudantes que já estão na segunda metade do curso.

Tanto no PIBID quanto na Residência Pedagógica, os bolsistas desenvolvem atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Deste modo, o estudante tem umaexperiência de imersão na educação básica e no exercício da docência, aperfeiçoando sua formação prática.

• Edital 22/2021  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)  Seleção de Alunos
  • Edital 23/2021 – Programa de Residência Pedagógica – Seleção de Alunos

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: pibid@prograd.ufc.br / Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: rp@prograd.ufc.br