PIBID e Residência Pedagógica selecionam professores em escolas parceiras

Data de publicação: 31 de julho de 2020. Categoria: Notícias

Está aberta a seleção de professores da educação básica para bolsas dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente pela internet, até o dia 10 agosto.

A seleção é restrita a professores das escolas participantes de cada um dos programas. É necessário ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério na educação básica, possuir licenciatura e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto. Os preceptores do subprojeto “Alfabetização” devem atuar na educação infantil ou no ensino fundamental.

O PIBID e a Residência Pedagógica fazem parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica. Ambos são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas.

PIBID – São ofertadas 12 vagas para bolsistas de supervisão à docência para os seguintes componentes curriculares/cursos: Alfabetização/Pedagogia, Biologia/Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Português/Letras, Sociologia/Ciências Sociais e Química.

A seleção é regida pelo Edital nº 12/2020. O documento informa os demais pré-requisitos para inscrição e detalha as atividades dos bolsistas, bem como a distribuição das vagas e as escolas participantes. Os documentos exigidos e os links para os formulários podem ser consultados no edital. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 12 de agosto.

RESIDÊNCIA – Para a Residência Pedagógica, a disponibilidade é de 15 vagas para preceptores nos seguintes subprojetos: Alfabetização, Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Física, Letras/Português, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Música, Química e Teatro.

Outras informações importantes podem ser consultadas no Edital nº 13/2020, que rege a seleção: demais pré-requisitos, detalhamento das atividades e documentação necessária. assim como o quadro de vagas e a relação de escolas parceiras (confira também o Aditivo ao Edital). As inscrições devem ser realizadas pelos links para os formulários disponibilizados no documento. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 12 de agosto.

• Edital 12/2020 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Seleção de Professores Supervisores
  • Edital 13/2020 – Programa de Residência Pedagógica – Seleção de Professores Preceptores

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: pibid@prograd.ufc.br / Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: rp@prograd.ufc.br