Egressos: Ex-aluno de Odontologia de Sobral participará de evento com laureados do Prêmio Nobel, na Alemanha

Data de publicação: 19 de maio de 2023. Categoria: Notícias
Fotografia do egresso Francisco Isaac Fernandes Gomes

(Fotografia: Acervo pessoal)

Egresso do Curso de Odontologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Francisco Isaac Fernandes Gomes foi um dos cinco pesquisadores brasileiros escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para participar do Encontro com Laureados do Nobel, em Lindau, na Alemanha. A reunião, que visa promover intercâmbio científico entre diferentes culturas e gerações, será realizada de 25 a 30 de junho.

Promovido há mais de 70 anos, o evento possui grande relevância internacional, alternando entre temas de medicina, química e física. Nesta edição, cerca de 600 jovens pesquisadores de diversos países se encontrarão com os vencedores do Prêmio Nobel em Medicina e Fisiologia para interagir, apresentar pesquisas, participar de mesas-redondas e estabelecer redes de colaboração. Os participantes foram selecionados pela ABC com base em critérios da Fundação Lindau, que vão desde estar entre os 5% melhores alunos de seus respectivos cursos de graduação ou pós-graduação a ter fluência em inglês e menos de 35 anos de idade.

Isaac desenvolve pesquisas sobre os mecanismos responsáveis por dores crônicas, com foco em alterações metabólicas e neurológicas. A matéria completa, com mais informações, está disponível no Portal Egressos. Este site que tem como objetivos contar a trajetória dos estudantes da UFC após a conclusão de seus cursos e manter contato com eles.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – fone: (88) 3695 4601