Portal Egressos: Ex-alunos de Ciências Ambientais desenvolvem aplicativo e conquistam prêmios

Data de publicação: 23 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias
Foto: egressos da UFC desenvolvedores do aplicativo DescarteInfo

Com a marca registrada no INPI, foi criada uma startup para gerir o aplicativo (Foto: Divulgação)

Cássia Liliane Alves Cavalcante e Anderson Tavares Vieira, egressos do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará, tinham o intuito de mapear os pontos de coleta seletiva e disponibilizá-los em um único local, por exemplo, um site ou alguma outra solução tecnológica. Das conversas entre eles e mais a participação da colega Ticiana Costa, surgiu o aplicativo DescarteINFO, com o objetivo de tornar mais difundidos a coleta seletiva e o descarte consciente.

Com o aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, o usuário visualiza pontos de coleta seletiva, ecopontos municipais, associações de catadores e estabelecimentos comerciais que praticam a logística reversa de produtos e de embalagens. Com a marca devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Cássia e Anderson criaram uma startup para gerir o aplicativo e vêm ganhando prêmios.

A matéria completa, com mais informações sobre o aplicativo e o percurso profissional de Cássia e Anderson, está disponível no Portal Egressos. Este site que tem como objetivos contar a trajetória dos estudantes da UFC após a conclusão de seus cursos e manter contato com eles.

Fonte: Coordenação do Curso de Ciências Ambientais da UFC – e-mail: cienciasambientais@ufc.br