Processo de autoavaliação dos cursos de graduação ocorre na última semana de julho

Data de publicação: 22 de julho de 2013. Categoria: Notícias

Até o último dia letivo, 27 de julho, estudantes e professores de 32 cursos das modalidades presencial e semipresencial de graduações da UFC devem realizar a autoavaliação, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que visa analisar as instituições de ensino, os cursos e o desempenho do discente. O processo se dará por meio de questionários aplicados em cursos que estão em fase de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser amostral (a critério de cada coordenação de curso).

No questionário do discente, o aluno analisará o ensino na universidade de acordo com quatro quesitos: autoavaliação de aprendizagem, avaliação dos procedimentos de ensino, avaliação da coordenação e avaliação das condições de funcionamento do curso. Responderão a ele estudantes que estejam cursando partir do terceiro semestre. Já no questionário do docente, a análise será feita por cada disciplina ministrada e seguirá três critérios: autoavaliação de desempenho, avaliação dos alunos e avaliação das condições de trabalho. As coordenações de curso devem tabular os dados, gerar relatório e plano de melhoramento.

A autoavaliação dos cursos é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, formada por membros representantes do corpo docente, do técnico-administrativo e do discente. A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), informa que cada coordenação é responsável por determinar a data em que se dará a autoavaliação. O processo de autoavaliação inclui ainda visitas da CPA aos cursos, o que deverá acontecer ainda este ano.

Confira abaixo a lista dos cursos que participarão do processo de autoavaliação:

Centro de Ciências (CC)
  • Biotecnologia
  • Matemática Industrial
Centro de Humanidades (CH)
  • Letras Noturno – Espanhol
  • Letras Noturno – Inglês
Centro de Tecnologia (CT)
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Energias Renováveis
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Teleinformática – Noturno