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PROGRAD adapta canais de comunicação para o período eleitoral

Data de publicação: 1 de julho de 2022. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Graduação informa que implementará, a partir de sábado (2), uma série de adaptações em seus canais e produtos de comunicação, seguindo as orientações da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC Informa). O objetivo é se adequar às normas federais que disciplinam a comunicação institucional em ano eleitoral nos órgãos do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), do qual a UFC faz parte.

Para se adequar às exigências da Justiça Eleitoral e às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, nos três meses que antecedem a eleição – ou seja, de 2 de julho até o fim do primeiro turno, em 2 de outubro, ou do segundo turno do pleito, em 30 de outubro –, os conteúdos publicados pelos canais institucionais da UFC deverão estar de acordo com os seguintes documentos:

Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018;
Ofício Circular nº 257/2022 do Ministério das Comunicações;
Ofício Circular nº 283/2022 do Ministério das Comunicações;
Cartilha “Condutas vedadas aos agentes públicos federais em eleições 2022”, da Advocacia-Geral da União (AGU);
Calendário Eleitoral 2022 e orientações específicas ao SICOM.

Com base nesses documentos, as publicações em canais institucionais de comunicação da UFC, de 2 de julho até o fim do período eleitoral, deverão priorizar o interesse público, ter caráter informativo e noticioso, obedecer ao princípio da impessoalidade e atender aos critérios de utilidade pública ou de prestação de serviço aos cidadãos.

Em obediência às recomendações da SECOM do Governo Federal, será temporariamente despublicado, durante o período eleitoral, todo o conteúdo divulgado na seção “Notícias” do site da PROGRAD. A partir de 2 de julho, somente publicações em consonância com as diretrizes específicas para o período eleitoral serão realizadas.

REDES SOCIAIS E OUTROS PRODUTOS – Os documentos trazem orientações também sobre o conteúdo de perfis institucionais em redes sociais. De acordo com o Ofício Circular nº 283/2022/SEI-MCOM, é permitida a veiculação de “conteúdos informativos, noticiosos, orientativos e de caráter educativo, desde que observados os limites da informação jornalística, para dar conhecimento ao cidadão, sem menção a circunstâncias eleitorais e evitando-se nomes de agentes públicos”.

O documento recomenda, ainda, a criação de perfis temporários nas redes sociais, para uso apenas durante o “período de defeso” eleitoral.

Desse modo, os atuais perfis oficiais da PROGRAD em redes sociais serão temporariamente desativados. Passam a funcionar perfis provisórios, sem interação nos espaços destinados a comentários dos seguidores. São eles:

Instagram: @progradufc2022
Facebook: @progradufc2022
Twitter: @progradufc2022

Além do site da PROGRAD e redes sociais, outros produtos gerenciados pela pró-reitoria terão seu funcionamento alterado durante o período eleitoral. Confira a situação de cada um:

Sisu na UFC – Todo o conteúdo divulgado na seção “Notícias” do site será temporariamente despublicado, durante o período eleitoral. A partir de 2 de julho, somente publicações em consonância com as diretrizes específicas para o período eleitoral serão realizadas.

Enade na UFC – Todo o conteúdo divulgado na seção “Notícias” do site será temporariamente despublicado, durante o período eleitoral. A partir de 2 de julho, somente publicações em consonância com as diretrizes específicas para o período eleitoral serão realizadas.

Portal Egressos – Todo o conteúdo divulgado nas seções “Notícias” e “Depoimentos” do site serão temporariamente despublicados, durante o período eleitoral. A partir de 2 de julho, somente publicações em consonância com as diretrizes específicas para o período eleitoral serão realizadas. O instagram será suspenso temporariamente.

Guia do Estudante – Todo o conteúdo do site será temporariamente despublicado, durante o período eleitoral.

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