Iniciada série de ações de sensibilização para o Enade 2023 na UFC

Data de publicação: 3 de maio de 2023. Categoria: Notícias
Fotografia: reunião de sensibilização sobre o Enade, realizada em auditório

A equipe apresenta a estudantes e coordenações de curso a fundamentação legal, os impactos, a série histórica de notas e a estrutura geral do Exame.

Com o propósito de informar e orientar os alunos dos cursos que participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2023), uma série de reuniões vem sendo realizada pela Pró-Reitoria de Graduação. Na Universidade Federal do Ceará, pelo menos 25 cursos serão avaliados nesta edição do Exame, cujas provas serão aplicadas no dia 26 de novembro.

As atividades de sensibilização são planejadas e realizadas pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV). A equipe apresenta aos estudantes e às coordenações de curso a fundamentação legal, os impactos, a série histórica de notas e a estrutura geral do Exame.

As primeiras ações ocorreram no mês de abril. No dia 12 de abril, a COPAV esteve na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), em evento promovido e organizado pela diretoria da unidade acadêmica.

Durante os dias 17 e 18 de abril, a equipe esteve no Campus da UFC em Sobral. Foram realizadas ações de sensibilização, direcionada aos estudantes concludentes dos cursos de Medicina e Odontologia, com participação de representantes das coordenações de outros cursos do Campus: Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Ciências Econômicas, Música e Finanças.

A previsão é de que até o final do semestre sejam realizadas ações de sensibilização nos demais campi do interior. As datas serão informadas no site do Enade na UFC.

ENADE – Aplicado anualmente desde 2004 pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esse Exame trata-se de um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas. A cada ano, o Exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

Mais informações específicas sobre o Exame podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br