Prograd orienta sobre matrícula de veteranos e novatos

Data de publicação: 3 de julho de 2015. Categoria: Notícias

O semestre letivo 2015.2 tem início no dia 3 de agosto na UFC. Estudantes novatos e veteranos devem estar atentos às etapas de matrícula. Confira as datas e procedimentos.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta como o estudante deve realizar sua matrícula, de acordo com a situação do vínculo com a Instituição: aluno veterano, em mobilidade acadêmica ou novato.

VETERANOS – A partir do dia 10 de julho, os veteranos poderão conferir a oferta de turmas no semestre 2015.2, no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O período de matrícula curricular e institucional, via Internet e nas coordenações de cursos, ocorre de 13 a 15 de julho. Estudantes que tiveram seu pedido de reabertura de matrícula deferido deverão fazer sua matrícula neste mesmo período.

O ajuste de matrícula seguirá até sexta-feira (24). O processo permite ao aluno a exclusão de disciplinas em que ele tenha se matriculado e a inclusão de outras, podendo ser feito tanto via Internet quanto nas coordenações de cursos.

Após esse período, ainda será possível se matricular em mais cadeiras, durante a matrícula em tempo real, que acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto, exclusivamente pela Internet. Por ser realizada em tempo real, o aluno saberá na hora se sua matrícula foi efetuada. A matrícula em tempo real, no entanto, não permite a exclusão de disciplinas.

MOBILIDADE – Alunos da UFC em programas de mobilidade acadêmica no semestre 2015.2 não deverão fazer matrícula nem trancamento total. No caso de mobilidade dentro do país, o registro no SIGAA será realizado pela Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) da Prograd, após o recebimento da documentação enviada pela coordenação do curso na UFC.

Já o registro dos estudantes em programas de mobilidade internacional (como o Ciência sem Fronteiras) será realizado após o preenchimento do questionário online disponível no site da Prograd e o envio dos documentos solicitados pelo sistema. As duas etapas devem ser realizadas ao mesmo tempo, pois a Prograd não poderá registrar a mobilidade no SIGAA sem toda a documentação necessária, ainda que as demais informações estejam preenchidas.

Os alunos que estiverem retornando à UFC no semestre 2015.2 deverão efetuar a matrícula curricular normalmente.

NOVATOS – Ingressantes no segundo semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que solicitaram matrícula na Chamada Regular ou de Lista de Espera, bem como em qualquer uma das convocações de Banco de Suplentes, precisarão fazer a Confirmação Presencial de Matrícula na coordenação de curso no dia 30 ou 31 de julho.

A assinatura da Ata de Confirmação de Matrícula é a garantia da vaga na UFC. O aluno deverá levar o RG para conferência da assinatura. Após esse procedimento, ele será automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro período do curso. Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu na UFC.

DÚVIDAS – Todas as datas importantes, inclusive em relação às matrículas, podem ser conferidas no Calendário Universitário. Aqueles que tiverem dúvidas sobre a matrícula podem consultar a seção de Perguntas Frequentes.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036