PROGRAD realiza evento para início de coleta de dados para o Censo da Educação Superior

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias de 2024, Notícias do Censo
Fotografia dos participantes do II Encontro de Auxiliares Institucionais e Interlocutores UFC na sala de seminários da PROGRAD

legenda

Foi realizado na última quarta-feira (7), na sala de seminários da Pró-Reitoria de Graduação, o II Encontro de Auxiliares Institucionais e Interlocutores UFC. O evento teve como pauta o início do processo de coleta de dados para o preenchimento do Censo da Educação Superior 2023 e contou com a participação da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD, além do Recenseador Interlocutor, dos Auxiliares Institucionais e Interlocutores das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará.

O objetivo da coleta é fornecer informações estatísticas confiáveis, que permitam   conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior. Os interlocutores têm o importante papel pelo fornecimento dos dados e os auxiliares institucionais pelo tratamento e preenchimento do Sistema Censup.

O CENSO– O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa e análise das instituições de ensino superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica mais completo do Brasil e é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

A pesquisa estatística permite que a Universidade preste contas de seu papel na sociedade, além de subsidiar o Ministério da Educação com informações necessárias para alavancamento de políticas públicas, melhorias e monitoramento de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados da Instituição.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br