RUF: 8 cursos da UFC estão entre os 10 melhores do País, Design-Moda é destaque

Data de publicação: 2 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

A graduação em Design-Moda da UFC completa 25 anos este mês

O  Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, divulgado nesta segunda-feira (1º), analisou os 40 cursos com maior número de ingressantes no País. Destes, 33 são ofertados pela UFC em seus campi.

No levantamento, oito cursos figuram entre os 10 melhores do País, com destaque para o de Design-Moda, considerado o segundo melhor entre os 52 avaliados. A coordenadora do curso, Profª Emanuelle Kelly Ribeiro, diz que esse sucesso se deve, entre outros fatores, à maturidade da graduação, que completa 25 anos neste mês de outubro.

“Temos muita experiência com formação de profissionais qualificados. Os egressos do curso nos dão feedback e isso nos ajuda a atualizar conteúdos e disciplinas de acordo com o que está sendo demandado pelo mercado, pelas novas tecnologias e pela sociedade”, descreve.

Além disso, ela destaca que, ao mesmo tempo que mantém diálogo constante e parcerias com o setor produtivo, o curso possui forte característica acadêmica, com solidez também na pesquisa voltada para a moda. “Nosso aluno sai com senso crítico e com um feeling criativo diferenciado.”

Outros cursos da UFC também se destacaram: o de Enfermagem foi considerado o 9º melhor do País entre 800 avaliados; e os de Design, Física, Geografia, Letras, Fisioterapia e Medicina ocuparam a décima posição cada.

Além desses, a UFC possui mais 10 cursos entre os 20 melhores do País: Matemática (12ª posição); Jornalismo, Engenharia Ambiental, Farmácia e Química (13ª posição); Engenharia Civil (16ª posição); Engenharia Química (18ª posição); Filosofia, Psicologia e Computação (19ª posição).

“É grande a satisfação de ver a UFC consolidada entre as melhores universidades do País, com destaque para os cursos de Design-Moda e Design, os melhores do Norte-Nordeste”, diz o reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

O RUF considera dois grupos de indicadores na avaliação dos cursos: Ensino e Mercado. O primeiro subdivide-se em quatro itens: uma pesquisa de opinião com professores de todo o País sobre a qualidade dos cursos; percentual de docentes com dedicação integral e parcial; índice de mestrado e doutorado; e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O segundo indicador – Mercado – considera a opinião de profissionais de Recursos Humanos consultados pelo Datafolha sobre preferências de contratação.

UFC é 12ª melhor universidade do País, segundo Ranking Universitário Folha

Fontes: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331 / Divisão de Comunicação da Prograd ‒ fone: 85 3366 9219