Seguem até sexta (28) inscrições de alunos para cadastro de reserva de PIBID e Residência Pedagógica

Data de publicação: 24 de abril de 2023. Categoria: Notícias

Estão abertas, até sexta-feira (28), seleções para cadastro de reserva dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Ceará, abertas a estudantes de diversos cursos de licenciatura. Os dois editais foram lançados na última quarta-feira (19).

Os programas PIBID e Residência Pedagógica, desenvolvidos em parceria com o Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), têm como objetivo valorizar e aprimorar a formação de professores para a educação básica. A Residência Pedagógica é direcionada a estudantes que estão na segunda metade do curso, enquanto o PIBID é aberto a estudantes de licenciatura que tenham integralizado no máximo 60% da carga horária do curso.

Ambos os programas envolvem a realização de atividades didático-pedagógicas por bolsistas, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola parceira. Isso permite que os estudantes tenham uma experiência prática na educação básica e no ensino, contribuindo para o aprimoramento de sua formação.

PIBID – O Edital n°15/2023 informa os cursos cujos estudantes podem participar da seleção, bem como os pré-requisitos, documentos e procedimentos relativos à inscrição. Estudantes de licenciatura regularmente matriculados que tenham integralizado até o máximo de 60% da carga horária podem concorrer. Os convocados se comprometem a dedicar 32 horas mensais ao projeto.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – Podem pleitear vagas os estudantes de licenciatura dos cursos de Biologia, Letras – Língua Inglesa, Química e Sociologia. Estes devem ter concluído 50% do curso ou estar cursando a partir do 5o período. Os selecionados disponibilizarão 10 horas semanais as atividades do programa. Os demais pré-requisitos, documentos e procedimentos referentes à seleção devem ser consultados no Edital n° 17/2023.

Os resultados da primeira etapa das duas seleções e as informações referentes as entrevistas serão divulgados por e-mail no dia 2 de maio.

• Edital 15/2023 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Seleção de Alunos (Cadastro de Reserva)
  • Edital 17/2023 – Programa de Residência Pedagógica – Seleção de Residentes (Cadastro de Reserva)