SIGAA ganhará novas funcionalidades para facilitar a curricularização da extensão e o registro de Atividades Complementares

Data de publicação: 9 de junho de 2022. Categoria: Notícias

Até o fim de 2022, todos os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará terão de 10% a 15% de sua carga horária destinada à extensão, o que vai estimular experiências acadêmicas dos estudantes para além dos muros da faculdade. Trata-se da curricularização da extensão, uma meta determinada pelo Plano Nacional da Educação (PNE) que teve novo passo anunciado na UFC.

As novidades no SIGAA foram apresentadas ao reitor por gestores da PREX e da PROGRAD, e serão lançadas oficialmente no dia 22 de agosto (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na manhã dessa quarta-feira (8), no Gabinete do Reitor, foram apresentadas as novas funcionalidades no SIGAA criadas para facilitar a gestão da carga horária extensionista nos cursos, dando mais autonomia a professores e estudantes.

As novidades no SIGAA, elaboradas pelas pró-reitorias de Extensão e de Graduação e executadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), serão lançadas oficialmente no dia 22 de agosto, mas já foram apresentadas ao reitor, Prof. Cândido Albuquerque, pelas pró-reitoras de Extensão, Profª Elizabeth Daher; de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; pela coordenadora de Extensão do Campus de Porangabuçu, Aline Viana; e pelo pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Mâsih.

Com as novas funcionalidades, os estudantes já terão sua frequência nas ações de extensão registradas diretamente no SIGAA, onde irão acompanhar também a carga horária já efetivada e o saldo de horas de extensão e de atividades complementares que precisarão cumprir até o fim do curso. Do mesmo modo, as coordenações de curso poderão analisar, via SIGAA, todos esses registros, deferindo ou indeferindo as solicitações dos alunos.

Outra importante novidade é que as mudanças no SIGAA permitirão, ainda, um melhor gerenciamento da carga horária destinada às Atividades Complementares, componente curricular que visa ampliar a formação discente e articular as habilidades teóricas e práticas.

Da forma que é feita hoje, para cumprir os créditos de Atividades Complementares, os alunos precisam apresentar os comprovantes de participação às coordenações, que abrem processo via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, só depois, analisam as solicitações e deferem os créditos para o estudante. A partir de 22 de agosto, porém, esse processo será feito diretamente via SIGAA, de maneira mais simples e rápida.

A PREX e a PROGRAD estão preparando tutoriais em vídeo, manuais e outros materiais de instrução para que estudantes e professores passem a conhecer e operar as novas funcionalidades do SIGAA. Todos esses recursos serão distribuídos até agosto. Além disso, já estão sendo realizados encontros com os coordenadores de projetos acadêmicos (CPACs) da UFC, para apresentação dessas funcionalidades.

“A PROGRAD, a PREX e a STI estão de parabéns pelo trabalho. O que era feito de forma quase manual, com várias etapas, será simplificado. Vai facilitar a vida dos coordenadores e dos próprios estudantes”, elogiou o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

O trabalho da PREX, PROGRAD e STI foi elogiado pelo reitor, que destacou a inovação e simplificação dos processos (Foto: Ribamar Neto/UFC)

SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO – A curricularização da extensão é uma estratégia nacional prevista na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014). De acordo com a legislação, devem ser assegurados, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em projetos de extensão, prioritariamente em áreas de grande pertinência social.

A UFC estabeleceu o fim de 2022 como data-limite para que os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) sejam atualizados com a carga horária mínima de 10% e máxima de 15% destinada à extensão.

Funcionará da seguinte forma: se um curso de graduação possui carga horária total de 4 mil horas, por exemplo, será necessário que pelo menos 400 horas sejam cumpridas pelo aluno em atividades extensionistas. Não se trata de criar horas a mais nos cursos, mas, sim, de adequar a carga horária já existente.

Para isso, os cursos poderão trabalhar com duas modalidades de curricularização:

modalidade 1: os estudantes cumprem a carga horária ao se engajar em ações e projetos de extensão já cadastrados pela PREX. Os cursos poderão delimitar, em seu PPC, as áreas temáticas e o tipo de projeto nos quais o aluno poderá participar para atingir a carga horária extensionista;

modalidade 2: os créditos de extensão podem ser cumpridos através de disciplinas já existentes do curso, com a extensão sendo uma parte do plano de ensino. Por exemplo: o professor pode estabelecer que parte da carga horária de sua disciplina será cumprida com alguma atividade de extensão, como envolvimento em projetos sociais, realização de eventos externos, desenvolvimento de oficinas para as comunidades, dentre outras propostas.

A PROGRAD e a PREX têm elaborado documentos que orientam sobre o assunto. Veja alguns deles:

Orientações gerais da PREX sobre a curricularização
Perguntas e respostas sobre a curricularização
Curricularização: fluxograma de procedimentos para curricularização da extensão
Orientações da COPAC: projetos pedagógicos de curso e curricularização da extensão

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – secretaria@prex.ufc.br / Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) da PROGRAD – e-mail: copac@prograd.ufc.br