SISU 2023: Equipe passa por treinamento para análise de documentação socioeconômica

Data de publicação: 23 de março de 2023. Categoria: Notícias

Foto de parte da equipe de trabalho do SISU 2023 na UFCTerá início nesta sexta-feira (24) a análise de documentação socioeconômica dos ingressantes por cotas na Universidade Federal do Ceará pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2023. Parte dos servidores que trabalhará nesta etapa participou na manhã de hoje (23) do último treinamento presencial, realizado na Pró-Reitoria de Graduação, localizada no Campus do Pici, em Fortaleza.

Mais de 70 servidores da PROGRAD e outros setores da Universidade estão envolvidos nos trabalhos do SISU na UFC. A partir de amanhã uma equipe se deterá sobre os documentos específicos de 2.795 candidatos inscritos por cotas que solicitaram matrícula nas Chamadas Regular e de Lista de Espera. Além destes, outros estarão no suporte de informática e comunicação com os candidatos.

Foto do treinamento presencial de parte da equipe do SISU na UFCToda a análise terá como base a legislação vigente, a fim de garantir que a Lei de Cotas na UFC continue sendo efetivada da melhor maneira possível, de modo que as vagas reservadas sejam ocupadas por estudantes que, de fato, têm direito a elas.

Conforme a Lei nº 12.711, sancionada em agosto de 2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação devem reservar no mínimo 50% de suas vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.

Destas vagas reservadas, metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta per capita de até um 1,5 salário mínimo por mês. O preenchimento das vagas deve levar em conta ainda critérios de cor ou raça, seguindo dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há vagas reservadas a pessoas com deficiência. Em nenhuma modalidade de cota, o candidato pode ter cursado algum momento do ensino médio em escola particular.

Os candidatos devem acompanhar a análise dos documentos pelo Portal do Candidato – SISU, no período de 24 a 30 de março. Os documentos indeferidos poderão ser regularizados, pelo mesmo portal, somente no dia 31 de março e passarão por reanálise até 5 de abril. Mais informações aos candidatos estão disponíveis no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br