Solenidades de distinções acadêmicas 2018.2 ocorrem durante o mês de abril

Data de publicação: 2 de abril de 2019. Categoria: Notícias

Atualização em 03/04/2019 A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa aos concludentes de 2018.2 que no mês de abril ocorrerão as solenidades de entrega de distinções acadêmicas. A primeira será referente a Summa Cum Laude (na tradução do latim, Com a Maior das Honras) e contará com a presença do reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, para condecorar os alunos que obtiveram a distinção. O evento, aberto ao público, irá acontecer nesta quarta-feira (3), às 16h, no auditório da Reitoria (inicialmente a solenidade estava agendada para o auditório da FEAAC, mas teve que ser realocada por motivo de força maior).

Já condecoração dos alunos que obtiveram a Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, na tradução), será feita pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, no dia 16 de abril, às 16h, no auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Enquanto a solenidade e entrega de honrarias para os agraciados na categoria Cum Laude (Com Honras) será feita sob responsabilidade da gestão de cada Unidade Acadêmica, entre os dias 8 e 30 do mês de abril.

As distinções acadêmicas são uma forma de a Universidade expor seu reconhecimento diante do esforço e dedicação aplicados pelos alunos ao longo da graduação e também para que possam levar para o mercado de trabalho um comprovante de alto desempenho. “A ideia é valorizar nosso estudante que tem um protagonismo diferencial dos demais” completou a Pró-Reitora Adjunta de Graduação e Coordenadora Geral de Programas Acadêmicos, Prof. Simone Borges.

Esta é a primeira vez que os estudantes contemplados serão homenageados em solenidades especiais. Até então, ao ser aprovada, a distinção apenas passava a constar no diploma do aluno. De acordo com Karla Bezerra, chefe da Divisão de Apoio Administrativo da PROGRAD, era um processo muito mecânico, mas que com a nova formulação passa a ser um momento especial tanto para os estudantes quanto para a própria Universidade.

A PROGRAD está entrando em contato com os alunos agraciados pelas distinções acadêmicas por telefone e também por e-mail para orientar e repassar demais informações. Mas já se adianta que não há necessidade dos alunos comparecerem à solenidade trajando beca e ressalta que para o recebimento do certificado de distinção acadêmica, independente da categoria, os alunos precisam no ato da cerimônia apresentar documento oficial de identificação com foto e assinar a lista de presença.

COMO FUNCIONA As distinções Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude são concedidas àqueles que tiveram Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500, completaram o curso no tempo padrão, sem reprovações e trancamentos, dentre outros critérios estabelecidos pelos cursos. Segue as determinações da Resolução nº 45/Consuni, de 26 de julho de 2018, a qual entre outras definições, estipula uma quantidade máxima de agraciados por curso.

Fontes: Divisão de Apoio Administrativo – fone: (85) 3366 9498 / Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: (85) 3366 9496