Trancamento parcial poderá ser solicitado de segunda (9) a quinta (12), exclusivamente pelo SIGAA

Data de publicação: 5 de maio de 2022. Categoria: Notícias

O trancamento parcial de matrícula consiste no cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas do atual semestre letivo (Foto: br.freepik.com)

Começa na segunda (9) e segue até quinta-feira (12) o período para trancamento parcial de matrícula na graduação presencial em disciplinas semestrais de 2022.1. A partir deste semestre a solicitação deverá ser feita exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Ao fazer login no SIGAA, o estudante deverá acessar o Portal Discente. No menu “Ensino”, bastará selecionar a opção “Trancamento de Componente Curricular”. Após a solicitação, será possível acompanhar, também pelo SIGAA, o andamento do trancamento.

O trancamento parcial consiste no cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas do atual semestre letivo. É permitido a todos os estudantes da Universidade Federal do Ceará, exceto ingressantes. No entanto, exige-se permanência de carga horária mínima no semestre letivo, definida pela estrutura curricular de cada curso – que pode ser consultada no próprio SIGAA.

Não é possível o trancamento parcial de um mesmo componente curricular por mais de uma vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade.

É importante lembrar que o trancamento parcial fica registrado no histórico do aluno, acarretando em consequências negativas no cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). O aluno que realizar trancamento parcial não terá direito a receber a distinção acadêmica.

OUTRAS DATAS – De acordo com o Calendário Universitário, o período para trancamento parcial de matrícula 2022.1 em disciplinas anuais ocorrerá nos dias 11 e 12 de julho. Já o prazo para solicitação de trancamento total de curso se encerra em 16 de julho, dia em que termina o semestre letivo.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528 / e-mail: copic@prograd.ufc.br