UFC é a instituição mais procurada do País no Sisu 2015

Data de publicação: 26 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

Pelo quarto ano consecutivo, a UFC foi a instituição de ensino mais procurada em todo o Brasil no Sisu. Foram 187 mil inscrições para as 6.238 vagas oferecidas, de acordo com o balanço final divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (26).

Na média, a concorrência na UFC foi de 30,07 candidatos por vaga, acima da média nacional no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que foi de 26,4.

Em segundo lugar em inscrições, aparece a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 186 mil inscrições, seguida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 177 mil inscritos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 174 mil registros, ficou na quarta posição, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 149 mil inscritos, ficou na quinta.

“O fato de a UFC ser a instituição mais procurada no Brasil pode ser creditado ao reconhecimento da sociedade tanto da variedade como da qualidade de seus cursos”, avalia o Prof. Miguel Franklin, coordenador do Sisu na Universidade, que lembra o crescimento da Instituição em diversos rankings acadêmicos. Recentemente, a UFC foi considerada a segunda melhor universidade do Nordeste em avaliação do MEC.

BALANÇO NA UFC – Os dados finais do Sisu mostram que as 187 mil inscrições foram feitas por 127.767 candidatos (no Sisu, cada inscrito pode fazer duas inscrições). Destes, 59,7 mil colocaram a UFC nas duas opções de curso a que tinham direito. Entre os inscritos, 87% são residentes no Estado, contra 3,12% de São Paulo, 1,2% de Minas e 0,9% da Bahia.

Levantamento feito pela Coordenação do Sisu na UFC revela que, mais uma vez, a grande maioria das vagas (91,3%) deverá ser ocupada por estudantes que residem no Ceará. O levantamento mostrou ainda que, dos 184 municípios cearenses, 154 conseguiram aprovar um aluno na Universidade. Entre os estados que mais devem enviar residentes para a Universidade estão São Paulo (2,28% dos aprovados), Piauí (0,91%) e Pará (0,85%).

Um dado que chamou a atenção foi que 51,74% das inscrições se deram na classe de cota, enquanto 48,2% se deram na Ampla Concorrência. “Considerando que temos 50% de vagas de cotas, a concorrência pelas vagas das cotas é ligeiramente maior do que a da Ampla Concorrência”, diz o Prof. Miguel Franklin.

O MEC liberou nesta segunda-feira a primeira chamada do Sisu 2015.1. Os candidatos devem acessar o site do próprio Sistema, clicar em “lista dos selecionados”, informar nome da instituição e os demais dados para saber os selecionados de cada curso da Universidade.

MATRÍCULA – Os aprovados devem fazer a solicitação de matrícula entre sexta-feira (30) e terça-feira (3) da próxima semana, de acordo com o curso. Na ocasião terão que apresentar os documentos exigidos pela Universidade e, quando for o caso, pela Lei das Cotas.

Confira o Calendário de Solicitação de Matrícula, de acordo com o campus do seu curso.
Verifique a documentação obrigatória para a Solicitação de Matrícula.
Atenção às exigências para comprovação de cotas!

LISTA DE ESPERA – Quem não foi aprovado na primeira opção de curso pode se inscrever na lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse no próprio site do Sisu e aguardar o edital que deve ser lançado até o dia 6 de fevereiro. Os interessados devem acompanhar pelo site do Sisu na UFC.

Acesse o balanço geral das inscrições e resultados do Sisu 2015, feito pelo MEC.

Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – fones: 85 3366 9410