UFC estreia na segunda (19) SISU 100% virtual; conheça os preparativos da Universidade

Data de publicação: 16 de abril de 2021. Categoria: Notícias

Nada de filas, envelopes, papéis e deslocamentos. Pela primeira vez, a Universidade Federal do Ceará realizará a matrícula de 6.268 estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de modo 100% digital. Todas as etapas básicas – solicitação e confirmação de matrícula, análise da documentação e avaliação de recursos – serão feitas pela Internet, o que tem exigido uma série de preparativos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.

A adaptação do SISU para o ambiente digital se dá no contexto da pandemia de covid-19 e da necessidade de evitar aglomerações. Antes, os milhares de candidatos aprovados precisavam se dirigir presencialmente à UFC para realizar a entrega dos documentos, o que não será necessário na edição de 2021.

Coordenação do SISU na UFC terá atendimento por WhatsApp; confira número e horários

Neste ano, o processo será feito pelo Sistema de Matrícula Virtual, que estará disponível a partir das 8h do dia 19 de abril. Por solicitação da PROGRAD, unidade que coordena o SISU na Universidade, esse sistema começou a ser desenvolvido pela STI em janeiro de 2021 e tem mobilizado, direta e indiretamente, cerca de 10 profissionais de tecnologia da informação e comunicação da UFC.

O desafio foi construir uma infraestrutura robusta, capaz de suportar, em curto período de tempo, um grande número de acessos e um considerável volume de documentos inseridos por milhares de usuários. Vários testes de desempenho estão sendo executados pela STI, que terá uma equipe exclusiva de plantão durante o prazo de solicitação de matrícula dos aprovados na Chamada Regular, de 19 a 21 de abril.

Outra tarefa importante foi incluir mecanismos de segurança e controle de acesso aos dados nas funcionalidades do Sistema de Matrícula Virtual, visando à proteção dos dados pessoais dos candidatos contra acessos não autorizados.

“É um momento histórico para a UFC. A matrícula será totalmente on-line, evitando aglomeração, filas. Através das nossas equipes qualificadas, tanto da PROGRAD quanto da STI, e graças à infraestrutura de sistemas da UFC, conseguimos implantar essa transformação digital”, afirmou o diretor da STI, Prof. Edgar Marçal.

PREPARAÇÃO – Todas as etapas do desenvolvimento do sistema estão sendo acompanhadas pela PROGRAD. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), a Pró-Reitoria está realizando treinamentos com 60 operadores (33 em Fortaleza e 27 nos campi do Interior), que ficarão responsáveis por analisar a documentação básica dos candidatos durante a solicitação de matrícula da Chamada Regular e das convocações de Lista de Espera.

“Tem sido um grande projeto e, com certeza, teremos êxito em todas as etapas. É uma de nossas ações prioritárias em 2021 e, certamente, esse modelo veio para ficar”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

“Certamente, esse modelo veio para ficar”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros (Foto: UFC Informa)

A mudança no modelo também exigiu novos esforços da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), que desenvolveu um plano de ação para dar publicidade às novidades do processo. Além de matérias jornalísticas, estão sendo produzidos materiais explicativos em vários formatos – como tutoriais em vídeo (conforme visto acima), spots de rádio, peças gráficas para redes sociais e até um Guia do Candidato (disponível em breve).

Em parceria com a PROGRAD, a UFC Informa também atua esclarecendo dúvidas dos candidatos por meio de plataformas como Instagram e Facebook. “A comunicação, neste momento, está sendo muito importante para orientar os candidatos, principalmente sobre a documentação necessária e sobre como ele pode adquiri-la, acessando outros sites, como o da Receita Federal, o do Tribunal Superior Eleitoral. A comunicação tem esse papel integrador, orientativo, de reunir as informações e repassá-las de maneira simplificada”, avaliou a coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra.

O QUE SERÁ PRESENCIAL – De acordo com o edital do SISU na UFC, a qualquer momento a Universidade se reserva o direito de promover a verificação e autenticação presencial de quaisquer documentos apresentados pelo candidato na solicitação de matrícula.

Além disso, a PROGRAD ressalta que os candidatos cotistas classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência (PCD) deverão comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional, sempre respeitando as orientações sanitárias. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão publicados no site do SISU na UFC, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas suas características fenotípicas.

Outras informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC ou pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: sisu@ufc.br