UFC retoma colações de grau presenciais; egressos que assinaram ata virtual poderão participar simbolicamente

Data de publicação: 13 de setembro de 2023. Categoria: Notícias
Fotografia de concludentes vestindo beca e comemorando a colação de grau na Concha Acústica da UFC

A primeira solenidade em Fortaleza já tem data e hora marcadas: 4 de outubro, às 19h (Foto: Viktor Braga/UFC)

Concludentes da Universidade Federal do Ceará já podem preparar suas becas. Após mais de três anos suspensas, as colações de grau presenciais estão de volta. A primeira solenidade em Fortaleza já tem data e hora marcadas: 4 de outubro, às 19h. Desta cerimônia, em local a ser definido, devem participar pelo menos 100 estudantes que já integralizaram a carga horária do curso e cujas coordenações enviaram documentação à Pró-Reitoria de Graduação para colação em agosto e setembro.

Discentes que colaram grau pela Internet também terão a oportunidade de participar da solenidade de forma simbólica. No período de 7 de maio de 2020 a 31 de agosto deste ano, 11.275 pessoas assinaram a ata de colação por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Todas receberão um e-mail com essa mensagem e um link para uma enquete em que deverão declarar sua intenção de estar ou não presentes – informação necessária para a organização da cerimônia. Para participar, é obrigatória a resposta à enquete.

O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, destaca a colação de grau como “o momento maior da realização de sonhos e projetos” do corpo discente da Universidade. “Uma cerimônia presencial, com a acolhida de famílias, amigos e comunidade acadêmica, coroa todo o processo formativo, cumprindo a principal missão da Universidade. A colação também cultiva uma memória afetiva e simbólica que é inesquecível e insubstituível”, declara.

CONCLUDENTES – Para concludentes de cursos localizados na Capital, a colação de grau presencial será obrigatória, com todos os ritos: uso de beca e acompanhamento de padrinho ou madrinha. A recomendação é chegar ao local da cerimônia com pelo menos uma hora de antecedência para assinatura da ata de colação. Já concludentes de cursos nos campi do Interior poderão participar da solenidade em Fortaleza ou solicitar a colação virtual.

Egressos que colaram grau virtualmente poderão participar da cerimônia de forma simbólica. É obrigatória a participação na enquete disponível no SIGAA.

EGRESSOS – Para egressos, a cerimônia é simbólica e opcional. Para mensurar a demanda, está disponível, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), uma enquete apenas para discentes que colaram grau on-line. Em caso de esquecimento de login ou senha, é possível solicitar recuperação pelo próprio sistema. A enquete ficará no ar até segunda-feira (18). Se optar pelo comparecimento, a presença de padrinho ou madrinha é opcional, mas o uso da beca é obrigatório.

Esta primeira solenidade marca o retorno das colações de grau presenciais ao cotidiano da UFC. As cerimônias referentes ao semestre 2023.2 devem ser incluídas no calendário universitário após aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A expectativa é que ocorram a partir de meados de janeiro do próximo ano, tanto em Fortaleza quanto nos campi do Interior, como tradicionalmente acontecia antes da pandemia de covid-19.

Para o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, a colação de grau é um dos momentos mais importantes da Universidade, que encerra um ciclo da vida dos estudantes e que os apresenta à sociedade. “Nada melhor do que voltar a ter essa colação de forma presencial e poder ver esse orgulho, esse brilho nos olhos dos alunos e da família”, considera.

Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498 / e-mail: gabinete@prograd.ufc.br