UFC se prepara para coleta de dados do Censo da Educação Superior

Data de publicação: 26 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias do Censo
Fotografia do I Encontro de Auxiliares Institucionais e Interlocutores do Censo da Educação Superior da UFC

O Encontro teve entre seus objetivos apresentar recomendações de boas práticas para o processo de coleta de dados e esclarecer eventuais dúvidas da equipe de trabalho (Foto: Ribamar Neto)

Começará no dia 2 de fevereiro a coleta de dados para o Censo da Educação Superior (Censup) 2022. Na Universidade Federal do Ceará, esse processo é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação, que realizou na manhã desta quinta-feira (26), em sua Sala de Seminários, o I Encontro de Auxiliares Institucionais e Interlocutores do Censo da Educação Superior da UFC (I EAIICES).

O Censup é um levantamento realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coleta informações sobre infraestrutura das instituições de educação superior, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Feito em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizada, engloba como unidades de informação instituições de educação superior, cursos, alunos e docentes. Além de oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior, o Censo repercute no funcionamento das instituições.

“Esta atividade exige muita organização e responsabilidade, já que temos prazos a cumprir e somos responsáveis pela boa qualidade e fidedignidade dos dados enviados, os quais vão compor a grande base de dados da Educação Superior. Fornecer dados precisos sobre nossa instituição auxilia a geração de informações fidedignas sobre nossa realidade, o que é fundamental para estudos e análises sobre como melhorar nossa qualidade”, destacou a Pró-Reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

Coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD e Recenseadora Institucional do Censo na UFC, Profª Andréa Soares Rocha da Silva complementa que é fundamental verificar a qualidade dos dados em relação à atualidade, acurácia e completude – e que tudo esteja com a devida comprovação documental administrativa. Os dados são auditados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC).

Foto da Profa. Andrea Soares

Profª Andréa Soares afirma que é fundamental verificar a qualidade dos dados em relação à atualidade, acurácia e completude (Foto: Ribamar Neto)

Por isso, além de apresentar o cronograma e o fluxo de trabalho do Censup 2022, o Encontro desta quinta-feira teve também como objetivos apontar recomendações de boas práticas para o processo de coleta de dados e esclarecer eventuais dúvidas da equipe de trabalho.

Parceira no processo de coleta, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é responsável ainda pelo tratamento dos dados (cruzamento, checagem e categorização). Abelardo Vieira Mota, analista de tecnologia da informação do setor e integrante da comissão de coleta do Censup 2022 na UFC, destacou que várias melhorias foram implementadas para facilitar o trabalho, como a criação de sistemas específicos para o gerenciamento de bolsas da Universidade.

EQUIPE – Além da Profª Andrea Soares como Recenseadora Institucional e coordenadora, sete servidores docentes e técnicos administrativos foram designados para compor a comissão de coleta do Censup 2022 na UFC como Auxiliares Institucionais e outros 19 como Interlocutores das Unidades Administrativas e Acadêmicas. A partir deste ano, esta atividade será oficializada e contará como carga horária entre as atividades rotineiras destes servidores.

Veja o álbum de fotos do I EAIICES

Alysson Andrade Amorim, professor do curso de Engenharia de Produção e Coordenador de Articulação Intercampi da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) participa pela primeira vez como Articulador junto a esta unidade. A expectativa, segundo ele, é a melhor possível: “Temos um histórico positivo e seguimos avançando com o aprimoramento dos nossos sistemas, que melhora nossa capacidade fornecer dados de forma confiável com menos esforço”.

Otimismo é o sentimento de Hilda Luiza Pinheiro Ribeiro, servidora técnico-administrativa da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), também pela primeira vez na equipe do Censo. “Espero contribuir bastante e ajudar a UFC a conquistar ainda mais espaço e crescer”, diz.

RECONHECIMENTO – Marcizo Veimar Cordeiro Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da COPAV/PROGRAD e Auxiliar Institucional do Censo na UFC, lembra que a UFC foi uma das instituições a realizarem a coleta no cronograma previsto, mesmo durante a pandemia de covid-19.

Pela pontualidade e qualidade da coleta, a UFC é considerada um exemplo em relação ao Censo. Em 2021, participou junto à equipe do Inep da consolidação e validação na nova plataforma do Sistema Censup. Já no ano passado esteve em reuniões com a equipe técnica do Censo no Inep para fins de aprimoramento dos instrumentos de coleta e participou do VII Encontro Nacional do Censo da Educação Superior.

PÁGINA – Para auxiliar os participantes do Censo na UFC, reconhecer o trabalho deles e dar publicidade aos dados da UFC, a PROGRAD divulgará, na próxima semana, uma página na Internet dedicada ao Censup.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br