Inscrições para seleção de transferência de outras I.E.S. e admissão de graduados de 25 a 29 de novembro
Data da publicação: 18 de novembro de 2024 Categoria: Notícias, Notícias de 2024A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulga o Edital nº 35/2024, referente à seleção para transferência de outras Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) e admissão de graduados para seus cursos de graduação presencial. Candidatos que desejam concorrer a uma das vagas disponibilizadas deverão realizar as inscrições on-line entre os dias 25 a 29 de novembro.
Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2019 e 2023, devendo ter obtido uma média final mínima de 500. Em caso da participação em mais de uma edição do Enem, dentro do período estipulado, será considerada para análise a maior média final obtida.
Estão sendo disponibilizadas 219 vagas, sendo 150 para transferências e 69 para admissão de graduados, divididas entre cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. A relação na íntegra pode ser consultada no Quadro 02 do Edital.
TRANSFERÊNCIAS – Poderão participar do processo seletivo para transferência os candidatos que ingressaram no seu curso de origem entre 2021 e 2023. Serão aceitas inscrições somente para o mesmo curso de graduação que o candidato já esteja cursando em sua I.E.S. ou afim ao pretendido, de acordo com o Quadro 03 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.
→ Perguntas Frequentes: Transferência de Outras I.E.S.
ADMISSÃO DE GRADUADOS – Poderão pleitear a admissão de graduados os candidatos que concluíram qualquer curso de graduação de duração plena em I.E.S. credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
→ Perguntas Frequentes: Admissão de Graduados
INSCRIÇÕES – A inscrição será admitida exclusivamente via Internet, a partir das 9h do dia 25 até às 23h59min do dia 29 de novembro, observado o horário de Fortaleza/CE. Ao acessar SIGAA público, o candidato deverá selecionar no menu lateral esquerdo a opção “Processos Seletivos” e escolher “Seleção para Transferência de Outras I.E.S. e Admissão de Graduados”.
No processo de inscrição, o candidato deverá preencher e submeter o Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição, além de realizar o upload dos documentos em formato PDF. A lista de documentos exigidos, tanto para transferência de outras I.E.S. quanto para admissão de graduados, está informada no Quadro 01 do Edital.
No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada, e portanto não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado.
O histórico escolar a ser enviado pelo(a) candidato(a), conforme o subitem 2.1.3, deverá ser, OBRIGATORIAMENTE, o histórico escolar oficial autenticado, com carimbo e assinatura, pela I.E.S. de origem OU com certificação eletrônica, datado entre os dias 18 de novembro de 2024 a 29 de novembro de 2024.
A informação referente ao ano letivo de ingresso no curso (2021, 2022 ou 2023), inserida pelo(a) candidato(a) no Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição, deverá ser EXATAMENTE a mesma constante no histórico escolar oficial da I.E.S. de origem do candidato.
No caso de o histórico escolar oficial da I.E.S. de origem a ser enviado pelo(a) candidato(a) NÃO CONSTAR LITERALMENTE as informações do ano letivo de ingresso no curso OU a situação atual de vínculo (matrícula ativa ou matrícula trancada), conforme o subitem 2.1.3, o(a) candidato(a) deverá realizar a carga (upload) de uma declaração oficial da I.E.S. de origem com as informações solicitadas, datada entre os dias 18 de novembro de 2024 a 29 de novembro de 2024, além do histórico escolar oficial.
RESULTADO – O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 11 de dezembro. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre de 2025.1 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a confirmação da matrícula entre os dias 16 e 20 de dezembro, exclusivamente por meio eletrônico, em link a ser divulgado juntamente com o resultado final, no site da PROGRAD.
Recomendamos a leitura completa e atenta do presente Edital.
→ Edital Nº 35/2024 – Transferência de Outras IES e Admissão de Graduados 2025
→ Edital em Libras (on-line)
Fonte: Divisão de Seleção – fone: 85 3366 9422 / e-mail: disel@prograd.ufc.br