Português

Transferência de Outras IES

Como é o processo de transferencia de outra universidade?

O processo de transferência de outras Instituições de Ensino Superior (IES) é regido por edital específico publicado no site da Prograd, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma de suas quatro edições mais recentes. Em caso de o candidato ter participado de mais de uma edição, o sistema selecionará automaticamente a nota mais alta.

A partir de qual semestre o estudante pode concorrer? Tem algum limite de carga horária ou crédito?

O candidato deve conferir essa exigência no edital vigente. Para concorrer na seleção 2020.1, por exemplo, o candidato deve ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 50% da carga horária total ou do total de créditos do curso de origem. As exceções são os cursos de Medicina e Odontologia, em que o candidato deve ter integralizado no mínimo 10% e no máximo 25% da carga horária ou do total de créditos.

Posso concorrer a mais de um curso na UFC no processo de transferência?

Não. Só será aceita uma inscrição por candidato.

Como saber se posso transferir do meu curso para um curso na UFC?

Primeiro, seu curso de origem deve ser reconhecido ou autorizado pelo Ministério da Educação. Depois deve se adequar às exigências do edital. São aceitas transferências de um mesmo curso, de modalidades bacharelado e licenciatura de um mesmo curso. Em caso de cursos diferentes eles devem constar do quadro de nomenclatura de cursos afins informado no edital.

Sou aluno de faculdade particular. Posso participar?

Sim. Podem participar alunos de instituições de ensino superior públicas e particulares reconhecidas (ou autorizadas) pelo Ministério da Educação.

Sou aluno da UFC. Posso participar desse processo?

Não. Este processo é aberto apenas a estudantes de outras instituições de ensino superior. Alunos da UFC que desejam mudar de curso dentro da Universidade devem participar da seleção para mudança de curso.

E se for mudança de campus da UFC?

Alunos da UFC que desejam mudar de campus dentro da Universidade devem participar da seleção para mudança de curso.

Estudo em uma universidade no exterior. Posso participar desse processo?

Não. O edital é válido apenas para instituições brasileiras.

O que é transferência obrigatória ou ex officio?

É aquela que, independente da existência de vaga, é destinada a servidor público federal, civil ou militar, ou a seus dependentes, que tenha sido transferido por necessidade de serviço e seja proveniente de instituições de ensino superior públicas. Saiba mais.

O aluno pode solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas em outra universidade?

Sim. O aproveitamento de disciplinas deve ser solicitado na coordenação do curso em que o aluno está ingressando e passará por avaliação. É necessário apresentar o histórico escolar e os programas dos componentes curriculares cursados. Não serão aproveitados os estudos realizados em curso superior de instituição não autorizada.

Quando será a próxima seleção?

Em razão da pandemia de Coronavírus, o edital de transferência de outras IES para a UFC está suspenso por tempo indeterminado.