PROGRAD divulga resultado final de classificáveis da Transferência Externa e Admissão de Graduados 2026.1
Data da publicação: 26 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025
(Foto: Freepik)
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC), por meio da sua Divisão de Seleção (Disel), informa o resultado de classificáveis aprovados no processo seletivo regido pelo Edital nº 13/2025 para Transferência de Outras I.E.S. e Admissão de Graduados, com ingresso em 2026.1, após o período de interposição de recursos.
Os classificáveis aprovados deverão realizar a Confirmação de Matrícula, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), das 9h do dia 29 até as 23h59 do dia 30 de dezembro. CLIQUE AQUI e confira o passo a passo para confirmar a matrícula. Após realizar a confirmação de matrícula, o candidato deve verificar se o seu status de matrícula foi alterado de “cadastrado” para “ativo” em seu perfil de discente no SIGAA.
No total, foram ofertadas 228 vagas no processo seletivo, sendo 157 para transferências e 71 para admissão de graduados, nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. Puderam participar do processo seletivo para transferência os candidatos que ingressaram no seu curso de origem de 2022 a 2025, e para admissão de graduados os candidatos que concluíram qualquer curso de graduação de duração plena em I.E.S. credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
TRANSFERÊNCIAS – Após a Confirmação de Matrícula, os candidatos aprovados na seleção para Transferência de Outras I.E.S deverão acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e emitir sua Declaração de Vaga. Este documento estará disponível até o dia 30 de abril de 2026, e atestará a reserva de vaga do estudante junto à UFC.
De posse da Declaração de Vaga, o candidato aprovado precisará requerer junto à I.E.S. de origem a emissão do Histórico Escolar atualizado (com a situação acadêmica “transferido” ou similar), guia de transferência ou documento equivalente, que deverá ser encaminhado à PROGRAD-UFC, pelo SIGAA, até 30 de abril de 2026.
O processo de transferência será concluído somente após o recebimento e validação pela PROGRAD-UFC deste documento, cujo envio é de inteira responsabilidade do candidato aprovado. Quem não entregá-lo terá a matrícula excluída.
- Consulte as Perguntas Frequentes sobre Transferência de Outras IES
- Consulte as Perguntas Frequentes sobre Admissão de Graduados
AULAS – O início do semestre letivo 2026.1 nos cursos de graduação da UFC, tanto na Capital quanto no Interior, será no dia 2 de março, de acordo com o Calendário Universitário 2026. A matrícula em disciplinas deverá ser feita, pelo SIGAA, junto com os alunos veteranos nas datas previstas no Calendário Universitário 2026.
Confira os resultados finais de cada modalidade
→ Resultado Transferidos Classificáveis (após recursos) – Transferência de Outras I.E.S. – Dia 26 de dezembro de 2025
→ Resultado Graduados Classificáveis (após recursos) – Admissão de Graduados – Dia 26 de dezembro de 2025
→ Confira o resultado dos recursos das modalidades e demais etapas do Edital nº 13/2025.
Fonte: Divisão de Seleção – telefone: (85) 3366-9422 / e-mail: disel@prograd.ufc.br
